Recolhimento de ranitidina: como está sendo?

Recolhimento de ranitidina
Foto: shutterstock
Publicidade

Desde que a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que medicamentos à base de cloridrato de ranitidina deveriam ser recolhidos, os laboratórios farmacêuticos iniciaram o procedimento de retirada das farmácias.

O propósito é fazer um controle preventivo de nitrosaminas, substâncias potencialmente cancerígenas formadas durante a síntese de princípios ativos usados na fabricação de medicamentos.

Informações sobre recolhimento

Laboratórios como Aché e Medley já iniciaram o recolhimento dos produtos. O Aché informou que todos os lotes de Label comprimidos, Label xarope e genéricos de cloridrato de ranitidina devem sair dos estoques.

Já a Medley informou que os lotes abaixo devem ser retirados de circulação:

Ambos os laboratórios disseram que as empresas e clientes que quiserem retornar os produtos devem entrar em contato pelos telefones da Central de Atendimento ao Cliente: 0800-701-6900 ou cac@ache.com.br (Aché) e 0800 7298 000 (Medley).

Normas da Anvisa para o procedimento

Segundo regulamento da Anvisa, qualquer recolhimento de medicamento deve cumprir a RDC 55/2005, que disciplina os prazos aplicáveis, o acompanhamento do andamento do ato e outras informações. Além disso, todos são publicados no Diário Oficial da União (DOU) e podem ser acompanhados no próprio portal da Anvisa.

Veja também: Anvisa exige recolhimento de Ranitidina

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Comprometida com a saúde mental, a empresa realiza ações e oferece suporte psicológico por meio do projeto Teuto Cuida.
Ação de prevenção e conscientização é uma parceria com a Omron e prevê impactar 200 mil pessoas em 13 estados do Brasil e no Distrito Federal.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo