Terapia CAR-T da Kite recebe aprovação regulatória para tratamento de linfoma

Terapia com células CAR-T aprovada pela Anvisa é enviada para revisão de preço pela CMED
Foto: shutterstock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Gilead e Kite anunciaram que a Anvisa aprovou Yescarta (axicabtageno ciloleucel) para tratamento de pacientes adultos com linfoma de grandes células B (LGCB), incluindo linfoma difuso de grandes células B (LDGCB), linfoma primário do mediastino de grandes células B, linfoma de células B de alto grau e LDGCB surgindo de linfoma folicular (LF) e linfoma folicular recidivado ou refratário após dois ou mais tratamentos.

Yescarta é um tipo de terapia celular na qual as células T (sistema imunológico) são extraídas e geneticamente modificadas para reconhecerem alvos de células tumorais – neste caso, a presença do CD19 na superfície de células B do linfoma. O medicamento provou induzir resposta completa (sem câncer detectável) em pacientes com LGCB e LF recidivado/refratário, considerados formas difíceis de tratar de linfoma não-Hodgkin (LNH).

No Brasil, são estimados mais de 12 mil casos de LNH anualmente. As formas LGCB e LF são as mais comuns da doença, representando cerca de 30% e 22% de todos os casos, respectivamente.

A aprovação regulatória utilizou como base resultados de dois estudos, ZUMA-1 e ZUMA-5, que avaliaram o uso de Yescarta no tratamento de pacientes com as duas formas da doença. Agora a Kite e a Gilead submeterão o novo tratamento à aprovação de preço junto à CMED.

Veja também: Horizon Therapeutics solicita aprovação regulatória para teprotumumabe no Brasil

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Comprometida com a saúde mental, a empresa realiza ações e oferece suporte psicológico por meio do projeto Teuto Cuida.
Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo