CFF cria ferramenta para evitar que uso irracional de kit Covid agrave dano ambiental

Uso irracional de medicamentos
Foto: shutterstock

A pandemia da Covid-19 desencadeou uma epidemia de uso irracional de medicamentos. Segundo apuração do Conselho Federal de Farmácia (CFF) com dados da consultoria IQVIA, nos 12 meses subsequentes ao registro do primeiro caso da doença no Brasil, as vendas de fármacos vinculados à prevenção ou cura da doença, mesmo sem comprovação científica, cresceram 857%, caso da ivermectina.

Logística reversa

Para estimular a logística reversa das milhões de unidades vendidas e não utilizadas desses e de outros medicamentos, o Conselho criou uma ferramenta para fazer a ponte entre quem precisa descartar e quem coleta: o site descarteaqui.cff.org.br.

A proposta é evitar danos ambientais mais graves e estimular o cumprimento do Decreto nº 10.388, de 5 de junho 2020. De acordo com ele, a partir do próximo mês de setembro, as farmácias e drogarias de capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes deverão, obrigatoriamente, manter um ponto fixo de recebimento de medicamentos para cada dez mil habitantes. Após um ano, a providência será exigida para municípios com mais de 100 mil residentes.

Cadastro no site

O CFF está empenhado em cadastrar todos os pontos de coleta existentes no País. Como o cadastramento é voluntário, em um primeiro momento estará restrito às farmácias registradas nos conselhos regionais, podendo ser efetuado exclusivamente pelo farmacêutico responsável técnico. O site exibe aos usuários de medicamento, de forma georreferenciada, as farmácias cadastradas.

Conscientização

A campanha se estende ainda para a conscientização dos riscos do descarte de medicamentos em lixo comum, na pia ou no vaso sanitário. Em pesquisa realizada pelo CFF com o Instituto Datafolha em 2019, aproximadamente 76% dos entrevistados indicaram maneiras incorretas de descarte de medicamentos que sobraram ou venceram.

“Promover o descarte correto e estimular todos os integrantes da cadeia do medicamento a assumirem o seu papel da logística reversa é uma forma de exercer a nossa responsabilidade ambiental e zelar pela saúde pública”, finaliza o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

Veja também: Startup usa Internet das Coisas para reduzir perdas de vacinas contra Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia