EnglishPortugueseSpanish

Prescrição digital é caminho sem volta

Foto: Humberto Teski
Foto: Humberto Teski

O primeiro É De Farmácia de 2020, que foi publicado no canal da Ascoferj no Youtube (07/01), contou com a presença da fundadora e CEO do Receita Digital, Ihvi Maria, aplicativo que integra médicos, farmácias e pacientes para a prescrição digital.

Tendência do digital versus cultura do papel

Com o crescimento do número de atividades realizadas no ambiente online, a expectativa é de que, em breve, todas as prescrições médicas sejam feitas por meios digitais.  “É uma tendência muito clara, mas a inovação no segmento da saúde acontece mais lentamente, pois é totalmente regulamentado, além do fato de o cuidado em saúde envolver muitas áreas”, comenta a CEO do Receita Digital, convidada do programa.

Riscos da prescrição em papel

Uma das principais motivações para se acabar com as prescrições em papel é a dificuldade que muitos farmacêuticos têm em identificar a letra do médico, o que traz grandes riscos para o paciente, como levar para casa o medicamento errado, por exemplo.

Ihvi Maria lembra uma campanha realizada recentemente pelo Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) para combater a prescrição ilegível: “No fim das contas, a responsabilidade acaba recaindo sobre o farmacêutico”, comenta ela.

Compreender o que está escrito na receita médica é importante não apenas na hora da compra, mas também no momento de iniciar o tratamento. “Muitas vezes, a pessoa conta com a ajuda do farmacêutico, mas chega em casa e não consegue entender se é de 8 em 8 horas ou de 12 em 12”, destaca Ihvi.

A prescrição digital é a principal solução para o problema da ilegibilidade, mas também há outras vantagens: eliminam-se as possibilidades de perda e falsificação. “Estamos falando de segurança do paciente, autenticidade do documento e praticidade”, diz a CEO do Receita Digital.

Como funciona o aplicativo

O aplicativo foi desenvolvido para facilitar a vida das pessoas. “A proposta é que, em vez de o médico escrever em um papel, que será levado para uma farmácia para ser colocado no computador, toda a prescrição seja online. O médico acessa nossa plataforma e vincula o tratamento ao CPF do paciente. Este, por sua vez, pelo aplicativo, tem acesso às informações e pode chegar na farmácia mostrando o código de barras ou apenas informando o seu CPF, já que a farmácia também terá acesso aos dados do paciente”, explica.

O Receita Digital, que já está rodando em algumas farmácias e drogarias, consegue integrar os medicamentos que o paciente precisa aos que estão disponíveis no estoque da farmácia, facilitando o processo de venda. Até o momento, os testes estão sendo realizados gratuitamente, mas, no futuro, as farmácias terão de fazer uma assinatura mensal para usar o aplicativo, algo semelhante à NetFlix.

Farmácias têm versão de teste

Para que as farmácias façam sua adesão ao Receita Digital, é necessário haver uma base de médicos já cadastrada. “Nós estamos integrando uma plataforma que tem cinco mil médicos adeptos das receitas digitalizadas, mas que ainda precisam imprimi-las. E é essa impressão que não será mais necessária”, explica Ihvi.

Ela revela ainda que a tendência é que cada vez menos profissionais estranhem a nova opção. “O sistema tem que ser bom para quem vai usar, por isso estamos disponibilizando a versão de teste para as farmácias testarem e dizerem o que funciona e o que não funciona”.

Norma sanitária precisa de revisão

As prescrições digitais não são proibidas, porém a legislação está desatualizada, principalmente para medicamentos controlados. “Ao mesmo tempo temos uma legislação que diz que qualquer documento assinado digitalmente no padrão ICP-Brasil tem validade legal”, diz a CEO.

Veja também: Conheça o Remedin, aplicativo de vendas para farmácias independentes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu