CRF/RJ estabelece novas regras para Responsabilidade Técnica no Estado

CRF/RJ faz alterações na Responsabilidade Técnica
Foto: freepik
Publicidade

Entrou em vigor, no dia 1º de janeiro de 2022 a Deliberação nº 2679/2021, do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ), que estabelece uma série de procedimentos para a assunção da Responsabilidade Técnica (RT) em municípios diferentes dos que os farmacêuticos residem.

Distância máxima exigida entre farmácia e residência

De acordo com a legislação, o profissional farmacêutico poderá assumir a responsabilidade técnica em farmácias levando em consideração três aspectos: se o estabelecimento for localizado no mesmo município em que mora, em municípios fronteiriços ou em farmácias que estejam situadas a, no máximo, 150 quilômetros de distância da residência, considerando o site Google Maps ou outros programas de geolocalização.

O farmacêutico que desejar assumir responsabilidade técnica em uma empresa localizada a mais de 150 quilômetros terá que obrigatoriamente solicitar permissão prévia ao CRF/RJ.

Responsabilidade Técnica

Caso o profissional seja RT em mais um de um local, não poderá haver sobreposição de horários, garantindo tempo suficiente para deslocamento. Dessa forma, se o horário de saída de um estabelecimento coincidir com a entrada em outro, poderá ser concedido o período de até 20 minutos para deslocamento do profissional.

O descumprimento dessas normas poderá incorrer em processo ético contra o farmacêutico.

Veja também: No Maranhão, farmacêutico RT deve morar, no máximo, a 120 km da farmácia onde trabalhar

Foto de Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Drogasil é acionada pelo MPT após denúncias sobre uso de cadeiras

Denúncias apontam que funcionários permaneciam em pé durante toda a jornada; Dr. Márcio Coelho explica as regras da NR-17 e os direitos dos trabalhadores.

CEIC aprova projeto que obriga estabelecimentos comerciais a disponibilizar CDC em braile ou formato audível

PL 3757/2021 ainda será analisado pela Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle.

Instrução Normativa da Polícia Federal estabelece novas regras para farmácias de manipulação

IN nº 338/2026 institui prazo para comunicar roubos e furtos de insumos químicos controlados no SIPROQUIM, com uso obrigatório de certificado digital.

Farmácia Popular tem novas regras e abre caminho para discutir serviços farmacêuticos

Nova portaria muda regras de funcionamento e fiscalização do programa e prevê grupo de trabalho para estudar a oferta de serviços.

Anvisa libera venda de medicamentos na Shopee

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou a medida que impedia a comercialização de medicamentos por meio da Shopee, abrindo caminho para que farmácias e drogarias licenciadas utilizem marketplaces

Liminar da Ascoferj garante que farmácias associadas solicitem CPF para cumprir legislação federal

Estabelecimentos poderão solicitar dados dos clientes em casos obrigatórios para seguir regulamentações.
Não existem mais matérias para exibir.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.