Lei que reformula conceito de farmácia completa oito anos

Lei que reformula farmácia completa oito anos
Foto: shutterstock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A Lei nº 13.021, que reformulou o conceito de farmácia no Brasil, completou oito anos nesta segunda-feira (8). O Conselho Federal de Farmácia (CFF) acredita que a lei é histórica e representa um legado para a sociedade brasileira.

“Uma conquista que somente foi possível se materializar graças à força e à mobilização da categoria, liderada pelo Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, cuja criação nós tivemos a grata satisfação de propor”, comenta o presidente do conselho, Walter da Silva Jorge João.

Fortalecimento da farmácia

A lei exclui as farmácias do rol de lojas e as reclassifica como estabelecimentos de saúde. Mas ela surgiu de um projeto de lei que pretendia acabar com a obrigatoriedade da presença do farmacêutico nas farmácias. Walter Jorge João explica que foram 20 anos de tramitação e de luta, que resultaram na reafirmação do farmacêutico como autoridade técnica imprescindível dentro dos estabelecimentos.

Em números, nesta quase uma década em vigor, a lei mudou a configuração das farmácias. Estão cada vez mais presentes nos estabelecimentos o consultório e os serviços farmacêuticos: são mais de 5,5 mil estabelecimentos com serviços e 15 mil farmacêuticos clínicos somente nas redes. Ao todo, em 2021, foram realizados 6,7 milhões de atendimentos.

Com a regulamentação do artigo que autoriza as farmácias e drogarias a disporem de vacinas, já são mais de 5,5 mil salas de vacinação espalhadas pelo território nacional. Na pandemia, foram realizados também quase 20 milhões de testes rápidos de Covid-19.

Respaldo do CFF

Por meio da legislação e de resoluções como a 585 e a 586, ambas de 2013, o CFF busca respaldar os farmacêuticos para a atuação clínica. As normativas dispõem, respectivamente, sobre as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica.

Nos cursos oferecidos pelo órgão, já foram capacitados mais de 25 mil profissionais. “Esses números reforçam nosso compromisso em não só fornecer o aparato normativo para a atuação, como contribuir para que os farmacêuticos estejam preparados para prestar o cuidado farmacêutico à sociedade”, finaliza o presidente do CFF.

Veja também: Resolução autoriza Conselhos Regionais a deixarem de cobrar judicialmente valores de difícil recuperação

 

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo