EnglishPortugueseSpanish

Mercados devem seguir mesmas exigências sanitárias das farmácias para vender MIPs

Segundo MP 881, supermercados precisarão seguir normas sanitárias de farmácias
Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (01/07), o relator da Medida Provisória da Liberdade Econômica (MP 881/2019), deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), se reuniu com representantes de entidades ligadas ao comércio varejista de medicamentos para analisar a proposta de autorizar a venda de MIP em supermercados.

Entenda o que é a MP 881

A medida trata da Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, que estabelece garantias de livre mercado e análise de impacto regulatório. Recentemente, a venda de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) em supermercados foi acrescentada à MP 881.

Entretanto, após o setor de farmácia argumentar sobre o projeto, a autorização será concedida aos estabelecimentos caso cumpram as mesmas normas regulatórias exigidas nas farmácias.

Goergen explica que a MP 881 não pode se sobrepor à legislação existente. “A gente não pode liberar o mercado gerando uma concorrência desleal. O fato é que as farmácias têm uma série de exigências sanitárias que precisarão ser cumpridas em sua totalidade pelos mercados”.

Veja também: PLS de Flávio Bolsonaro é inconstitucional e ilegal, diz advogado

Histórico de propostas semelhantes

A proposta de autorizar a venda de MIPs em redes de supermercados já é antiga. Chegou à Câmara dos Deputados, em 2018, por meio do PL 9.482, protocolado pelo então deputado Ronaldo Martins (PRB-CE), mas, com o fim de sua legislatura, acabou sendo arquivado.

Entretanto, o texto voltou a aparecer no PL 1.774/2019, do deputado Glaustin Fokus (PSC-GO). Além disso, existe uma proposta legislativa do senador Flávio Bolsonaro em tramitação, o PL 3589/2019.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Anuncie na Revista da Farmácia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Smart Consulta Consultório Farmacêutico Inteligente - Seja um franqueado
Fechar Menu