Novas orientações sobre hidroxicloroquina

Aumento de busca por medicamentos à base de cloroquina e hidroxicloroquina fez a Anvisa colocá-los na lista de substâncias controladas.
Hidroxicloroquina
Foto: Divulgação
Publicidade

A Anvisa aprovou, no último sábado (21/03), a RDC 351/2020, que determina que toda prescrição de medicamento à base de cloroquina e hidroxicloroquina precisa ser feita em receita especial de duas vias. Esses medicamentos passam a fazer parte da lista de substâncias controladas.

A partir dessa decisão, a entrega ou venda dos produtos nas farmácias e drogarias só poderá feita para pessoas com a receita especial, de forma que uma via fique retida na farmácia e a outra com o paciente.

Prazo para compra com receita comum

Pensando em não interromper os tratamentos já iniciados, as pessoas poderão comprar os medicamentos com receita comum até o dia 18 de abril. Ainda assim, o farmacêutico está obrigado a registrar na receita a comprovação do atendimento.

Outra determinação é que as farmácias e drogarias também estão obrigadas a registrar todas as entradas e saídas do medicamento e o seu estoque, bem como os dados dos consumidores.

Orientação para farmácias e drogarias

A entrada dos medicamentos já existentes em estoque nos estabelecimentos antes da publicação da RDC 351/2020 não precisa ser transmitida ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Toda movimentação referente a esses estoques poderá ser registrada internamente, através do registro manual ou em sistema informatizado do estabelecimento.

As entradas e aquisições realizadas a partir do dia 21 de março de 2020, assim como as demais movimentações referentes a tais aquisições, como saídas, perdas e transferências, deverão ser escrituradas no SNGPC.

Além disso, as dispensações e entregas de medicamentos realizadas pela apresentação de receita médica comum devem ser registradas no SNGPC, da mesma forma que é feito com as receitas de controle especial. No momento do atendimento, o farmacêutico deve coletar as informações necessárias à escrituração. Tal procedimento só poderá ser feito até o dia 18 de abril, para transmitir dados ao SNGPC.

Veja também: MS oficializa procedimentos para farmácias no combate ao coronavírus

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo