EnglishPortugueseSpanish

Senado Federal aprova LGPD, que entra em vigor em até 15 dias

Senado Federal aprova vigência de LGPD
Foto: shutterstock

Na última quarta-feira (26/8), o Senado Federal aprovou a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que cuidará do tratamento dos dados pessoais dos brasileiros. Com isso, a Medida Provisória (MP) nº 959/2020, que tratava, entre outros assuntos, do prazo de vigência da lei, passou a ser o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 34/2020. O projeto segue para sanção presidencial.

Prorrogação do prazo está cancelada

Na transição para PLV, o artigo 4º, que adiava o início da vigência da LGPD para 31 de dezembro de 2020, foi retirado do texto. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, explicou que já havia sido aprovado o projeto que previa a entrada da lei em vigor neste mês de agosto e, por isso, o assunto não deveria voltar a ser discutido.

Como a prorrogação não faz parte do texto encaminhado ao presidente, independentemente da decisão, o adiamento deixa de existir. Bolsonaro tem até 15 dias para apreciar o PLV. Assim que ele vetar ou sancionar o texto, a MP perde a validade e passa a prevalecer o texto original da LGPD, fazendo com que a lei entre em vigor.

Criação da ANPD

Nesta quinta-feira (27/8), foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU), o decreto assinado pelo presidente que cria e estrutura a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, órgão que vai fiscalizar a LGPD e orientar a sociedade sobre as novas normas, além de mediar eventuais conflitos entre as empresas e os clientes.

A Autoridade ficará sob a responsabilidade da Casa Civil, e o ministro da pasta indicará o conselho diretor da ANPD, composto por cinco membros.

Veja também: STF inicia votação sobre contrato de funcionários de Conselhos Profissionais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu