STF reconhece inconstitucionalidade de multa prevista na Lei 3.820/60

STF decide por inconstitucionalidade de multa
Foto: Divulgação
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, recentemente, a inconstitucionalidade da vinculação do salário-mínimo como fator de aplicação de multas administrativas pelos Conselhos Regionais de Farmácias (CRFs). As decisões são da 1º e 2ª Turmas do STF em ações ajuizadas por farmácias que receberam multas.

Entenda o contexto

A fixação de multas administrativas pelos CRFs é pautada no artigo 24 da Lei Federal nº 3.820/60, que criou o Conselho Federal e os Regionais. O artigo descrevia que os estabelecimentos que oferecem serviços com profissional farmacêutico devem provar que as atividades são exercidas por profissional devidamente habilitado e registrado.

Contudo, posteriormente, a lei foi alterada pela nº 5.724/71. Nesta, o artigo 1º diz que “as multas previstas no parágrafo único do artigo 24 e do inciso II do artigo 30 da Lei 3.820 passam a ser de valor igual a um salário-mínimo a três salários-mínimos regionais, que serão elevados ao dobro no caso de reincidência”.

Decisão do STF

Foi considerado, pelos ministros do STF, que a fixação de multas administrativas em número de salários mínimos fere o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal. Nele, esclarece-se que o salário mínimo atende as necessidades vitais básicas da população, não podendo ser vinculado a nada.

Fonte: Instagram ABCFARMA

Veja também: Lei que reformula conceito de farmácia completa oito anos

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Aprovado PL sobre venda de spray de pimenta para segurança de mulheres

PL 727/2026 permite que estabelecimentos comerciais autorizados comercializem o produto; texto agora segue para sanção presidencial.

Lei estabelece que farmácias contratem jovens aprendizes

Estabelecimentos têm até 31 de agosto para cumprir a cota de aprendizagem; descumprimento pode gerar multa de até R$ 300 mil.

STF suspende, por 90 dias, a eficácia sancionatória da NR-1 sobre riscos psicossociais

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em caráter liminar, suspender por 90 dias a aplicação de autuações, multas e demais sanções administrativas fundamentadas em dispositivos da NR-1 relacionados aos fatores

Câmara aprova fim da jornada 6×1 e projeto segue para votação no Senado

Proposta prevê redução gradual da carga horária para 40 horas semanais, sem corte de salários, mas cria exceções para profissionais.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.