Toffoli suspende regra que permite ampliar prazo de patentes na área da saúde

Toffoli fala sobre patentes
Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu na última quarta-feira (7) uma regra que permite a ampliação do prazo de vigência de patentes na área da saúde, prevista na Lei de Propriedade Industrial.

Decisão é provisória

A decisão tem caráter provisório e vale até o Plenário do Supremo julgar o tema, o que deve ocorrer na próxima semana. Inicialmente, foi tomada em uma ação apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) em 2016.

Com a suspensão da regra, as vigências das patentes têm prazo de 20 anos para invenção e 15 anos para modelos de utilidade. A PGR pediu que a análise do tema pelo STF seja rápida, argumentando que a medida pode ajudar no combate à Covid-19 e que a permissão para a prorrogação “impacta diretamente no direito fundamental à saúde, haja vista que, enquanto não expirada a vigência de patentes de grandes laboratórios, a indústria farmacêutica ficará impedida de produzir medicamentos”.

Argumento de Toffoli

De acordo com o ministro, a pandemia aumentou globalmente a pressão sobre os sistemas de saúde devido ao aumento de demanda por equipamentos e medicamentos que amenizam os sintomas da Covid-19.

“A pandemia evidenciou a necessidade premente de investimentos em saúde pública, pressionando ainda mais pelo gasto racional de recursos públicos na área e demandando a adaptação de estruturas, a contratação de profissionais e a aquisição de insumos, materiais hospitalares, vacinas e medicamentos, no intuito de mitigar os efeitos da calamidade no país”.

Lei de Propriedade Industrial

A Lei de Propriedade Industrial permite a prorrogação dos prazos das patentes para invenções e modelos de utilidade para processos farmacêuticos, equipamentos e materiais de uso em saúde.

Veja também: Câmara dos Deputados analisa projeto sobre compra de vacinas por empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia