EnglishPortugueseSpanish

Anvisa autoriza primeiro produto à base de Cannabis no Brasil

Produtos à base de Cannabis
Foto: Getty Images/Reprodução da internet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (22/04), a autorização sanitária do primeiro produto à base de Cannabis para ser comercializado no País. O produto é um fitofármaco, com concentração de THC de até 0,2%, que deverá ser prescrito por receituário tipo B. A autorização, conforme solicitação da empresa, é para a produção do produto à base de canabidiol no Brasil.

A empresa pode iniciar a fabricação e a comercialização do produto. Ainda assim, o canabidiol poderá ser prescrito quando outras opções terapêuticas disponíveis no mercado forem esgotadas.

Indicação e forma de uso

Tanto a indicação quanto a forma de uso dos produtos são de responsabilidade do médico assistente, e os pacientes devem ser informados sobre seu uso. Entre as informações que devem ser fornecidas estão os riscos envolvidos; a condição regulatória do produto quanto à comprovação de segurança e eficácia, reforçando que o produto de Cannabis não é medicamento; e os possíveis efeitos adversos. 

Além disso, o paciente ou seu representante legal devem assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) sobre a utilização do produto à base de Cannabis.

 

Produto x medicamento

A regra para o registro de medicamentos novos ou inovadores prevê a realização de pesquisas clínicas que sejam capazes de comprovar a eficácia desses produtos, além de outros requisitos para que possa ser comprovado como medicamento.

O atual estágio técnico-científico em que se encontram os produtos à base de Cannabis ainda não é suficiente para sua aprovação como medicamento.

 

Importações excepcionais

As importações de produtos derivados de Cannabis, como o canabidiol, continuam autorizadas de acordo com a RDC 335/2020. Para solicitar a autorização, é necessário acessar a página de serviços do Governo Federal e preencher o formulário eletrônico para conseguir a autorização da importação excepcional de canabidiol.

Veja também: Conheça as normas sanitárias para a venda de produtos à base de Cannabis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu