Como aumentar a venda de suplementos alimentares?

Genivaldo fala sobre o mercado de suplementos alimentares
Foto: Humberto Teski
Publicidade

O programa É de Farmácia do dia 3 de setembro contou com a presença do diretor Comercial da Midway Labs, Genivaldo Gomes, para falar sobre como as farmácias podem se organizar para aumentar a venda de suplementos alimentares.

O que são suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares, também conhecidos como suplementos nutricionais, têm como objetivo complementar a alimentação diária das pessoas. “As pessoas, cada vez mais, estão se preocupando com a qualidade de vida, e esses produtos vêm auxiliar nesse cuidado”, explica Genivaldo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive, regulamentou esse tipo de produto em 2018, ajudando a diferenciá-lo de medicamentos. Com isso, ficou claro que os suplementos auxiliam na saudabilidade e nutrição da população.

Mercado de suplementos está em expansão

Gomes revela que tanto o campo das farmácias quanto o alimentício estão buscando se adequar à entrada ainda mais assertiva dos suplementos no mercado. “Antigamente, falava-se sobre os suplementos vitamínicos, e hoje em dia a gama é muito maior: aminoácidos, proteínas, energéticos, entre outros”, diz.

Existem ainda produtos voltados especificamente para o cuidado com partes específicas do corpo, como é o caso do colágeno, utilizado para a pele, musculatura e articulações. Shakes e redutores de medida também entram nessa categoria.

Além disso, o conceito de que o mercado é apenas para atletas também está sendo modificado. “Hoje em dia, as academias já recomendam a suplementação nutricional para quem faz os exercícios, o que garante melhor aproveitamento”, comenta Genivaldo.

Rentabilidade nas farmácias

Ainda que o faturamento em 2018 tenha chegado a 2,2 milhões de reais, e a expectativa seja de que até o fim de 2019 cresça 15%, Gomes revela que o resultado não foi tão bom dentro das farmácias. “Ano passado, o canal farma representou apenas 13% das vendas totais. Isso aconteceu porque os produtos não estavam disponíveis para os consumidores no ponto de venda”.

Um dos pontos considerados mais importantes para o diretor comercial é o tíquete médio. E os suplementos podem aumentá-lo. “A visibilidade da embalagem e a decoração da farmácia ajudam a melhorar as vendas”, afirma.

Genivaldo explica que os produtos necessitam estar expostos sempre no setor de autosserviço dos pontos de venda, já que a suplementação é voltada para diversas áreas, como a da estética, com os dermonutrientes; e da saúde, com as proteínas.

Consumo excessivo não é recomendado

Mesmo com todos os benefícios, é preciso ficar atento ao consumo acima do recomendado. “Cada embalagem traz as dosagens diárias permitidas de acordo com a atividade física, com o dia a dia. Tudo é muito bem explicado pela indústria”, esclarece Gomes.

Além disso, é preciso que haja acompanhamento de um profissional, seja um nutricionista, médico nutrólogo ou educador físico.

Profissionais que vendem precisam de treinamento

Na visão do diretor comercial, o treinamento dos profissionais que estão nas farmácias para auxiliar os clientes a escolher o melhor produto é o grande desafio. “Assim como foi com a chegada dos dermocosméticos com as dermoconsultoras, é importante que se tenha um plano de treinamento. Estamos trabalhando muito com nutricionistas e educadores físicos, o que garante a venda imediata”, finaliza Genivaldo.

Assista ao programa completo no canal da Ascoferj no YouTube.

Veja também: Natulab investe R$ 12 milhões em fábrica de suplementos alimentares

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo