O programa É de Farmácia do dia 3 de setembro contou com a presença do diretor Comercial da Midway Labs, Genivaldo Gomes, para falar sobre como as farmácias podem se organizar para aumentar a venda de suplementos alimentares.
O que são suplementos alimentares?
Os suplementos alimentares, também conhecidos como suplementos nutricionais, têm como objetivo complementar a alimentação diária das pessoas. “As pessoas, cada vez mais, estão se preocupando com a qualidade de vida, e esses produtos vêm auxiliar nesse cuidado”, explica Genivaldo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive, regulamentou esse tipo de produto em 2018, ajudando a diferenciá-lo de medicamentos. Com isso, ficou claro que os suplementos auxiliam na saudabilidade e nutrição da população.
Mercado de suplementos está em expansão
Gomes revela que tanto o campo das farmácias quanto o alimentício estão buscando se adequar à entrada ainda mais assertiva dos suplementos no mercado. “Antigamente, falava-se sobre os suplementos vitamínicos, e hoje em dia a gama é muito maior: aminoácidos, proteínas, energéticos, entre outros”, diz.
Existem ainda produtos voltados especificamente para o cuidado com partes específicas do corpo, como é o caso do colágeno, utilizado para a pele, musculatura e articulações. Shakes e redutores de medida também entram nessa categoria.
Além disso, o conceito de que o mercado é apenas para atletas também está sendo modificado. “Hoje em dia, as academias já recomendam a suplementação nutricional para quem faz os exercícios, o que garante melhor aproveitamento”, comenta Genivaldo.
Rentabilidade nas farmácias
Ainda que o faturamento em 2018 tenha chegado a 2,2 milhões de reais, e a expectativa seja de que até o fim de 2019 cresça 15%, Gomes revela que o resultado não foi tão bom dentro das farmácias. “Ano passado, o canal farma representou apenas 13% das vendas totais. Isso aconteceu porque os produtos não estavam disponíveis para os consumidores no ponto de venda”.
Um dos pontos considerados mais importantes para o diretor comercial é o tíquete médio. E os suplementos podem aumentá-lo. “A visibilidade da embalagem e a decoração da farmácia ajudam a melhorar as vendas”, afirma.
Genivaldo explica que os produtos necessitam estar expostos sempre no setor de autosserviço dos pontos de venda, já que a suplementação é voltada para diversas áreas, como a da estética, com os dermonutrientes; e da saúde, com as proteínas.
Consumo excessivo não é recomendado
Mesmo com todos os benefícios, é preciso ficar atento ao consumo acima do recomendado. “Cada embalagem traz as dosagens diárias permitidas de acordo com a atividade física, com o dia a dia. Tudo é muito bem explicado pela indústria”, esclarece Gomes.
Além disso, é preciso que haja acompanhamento de um profissional, seja um nutricionista, médico nutrólogo ou educador físico.
Profissionais que vendem precisam de treinamento
Na visão do diretor comercial, o treinamento dos profissionais que estão nas farmácias para auxiliar os clientes a escolher o melhor produto é o grande desafio. “Assim como foi com a chegada dos dermocosméticos com as dermoconsultoras, é importante que se tenha um plano de treinamento. Estamos trabalhando muito com nutricionistas e educadores físicos, o que garante a venda imediata”, finaliza Genivaldo.
Assista ao programa completo no canal da Ascoferj no YouTube.
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