Gerenciamento de categorias Vida Saudável da Febrafar enfoca público 60+

Vida Saudável é foco da Febrafar
Foto: freepik
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A estimativa do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) é de que em 2060 haverá cerca de 218 idosos para cada 100 jovens de até 14 anos. Isso demonstra que o público 60+ tende a crescer cada vez mais, o que impactará o setor farmacêutico.

Pensando nisso, o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) realizou uma pesquisa para compreender quais os comportamentos predominantes desse tipo de consumidor. O resultado foi um dos pontos de partida para adotar novas oportunidades, pois expôs o quanto este é um público ativo que gosta de ir até o ponto físico para comprar medicamentos e, prioritariamente, pagam sozinhos por eles.

Nesse cenário surgiu o Gerenciamento de Categorias Vida Saudável, cujo objetivo é a organização estratégica de produtos e medicamentos que atendam os 60+ com mais conforto e qualidade. Além da disposição e sortimento ideal, o Vida Saudável conta com um material de exposição exclusivo com informações de categorias como Energia & Disposição, Antiestresse & Qualidade de Sono, Fortalecimento & Mobilidade, Pernas Cansadas & Higiene Oral, Controle de Açúcar e Nutrição Saudável.

Karen Corridoni, diretora comercial da Febrafar, esclarece o propósito da estratégia: “O desafio é reorganizar os negócios das farmácias associadas às nossas redes para atender as necessidades dessa população que vem crescendo e busca por uma longevidade com qualidade. Assim, as lojas teriam um gerenciamento de categoria com foco no atendimento ao público sênior, estabelecendo o mix de produtos e layout ideal. Além disso são feitos treinamentos para os colaboradores de lojas para oferecer atendimento diferenciado”.

Três lojas associadas, em formato piloto, tiveram o layout e o sortimento desenvolvimentos com base nos planogramas indicados pela Febrafar, em parceria com a Hypera Pharma. Cleomara Reis, assistente de GC, dá o seu depoimento: “São visíveis o engajamento e o interesse dessas lojas em realizar um atendimento mais personalizado ao público sênior, de maneira organizada e estratégica”.

Veja também: Febrafar ultrapassa marca de 12 mil lojas

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