IQVIA publica previsões para canal farma em maio

IQVIA publica possíveis resultados do canal farma em maio
Foto: Humberto Teski

O IQVIA publicou um estudo com a projeção de desempenho do canal farma no Brasil ao longo do mês de maio de 2020. Para a realização desse trabalho, foram analisados os dados dos primeiros 15 dias do mês em diversas áreas do setor, entre elas as principais categorias consumidas pela população.

Mercado farmacêutico total

Sobre o número total de unidades vendidas no varejo no mês de maio, a projeção é de que haja um crescimento em relação ao mês de abril. A projeção mínima é de 4%, chegando a 525 mil unidades; a média é 9%, o equivalente a 548 mil unidades; e a máxima é 13%, com 571 mil unidades.

Levando em consideração a estimativa média, o IQVIA revelou as projeções para cada uma das áreas do setor. A farma, por exemplo, terá um crescimento de 9,5% em relação a abril de 2020, chegando a 395 mil unidades vendidas. A ético farma, crescerá 6,2%, alcançando 243.653 unidades. A popular farma deverá cresce 15,3%, chegando a 151.538. E a de consumo crescerá 10,7, chegando a 304.384 unidades comercializadas.

Valores do mercado

Em relação a valores, o mercado farmacêutico total deverá crescer 13,6% em relação a abril de 2020, chegando a R$ 11,5 bilhões. Na área farma, o crescimento chega a 14,8%, o equivalente a R$ 6,3 bilhões. Na ético farma, o aumento será de 11,7%, igual a R$ 4,2 bilhões. A popular farma terá o maior crescimento – 21% –, chegando a R$ 2,5 bilhões. E, por fim, a de consumo crescerá 16,6%, o equivalente a R$ 5,2 bilhões aproximadamente.

Análise por categorias

A categoria de produtos farmacêuticos que mais crescerá em relação ao mês de abril é a de marca, com 13,4% e 195.384.516 de unidades vendidas. Em seguida, aparecem os genéricos, com 4,1% e 133.591.402 em unidades. Por último, estão os produtos de referência, com 9,7% e 66.297.021 de unidades comercializadas.

Em relação aos produtos de consumo, os MIPs serão os mais buscados, com previsão de crescimento de 14,3% e 124.930.796 de unidades comercializadas. Depois aparecem os produtos de cuidados pessoais, que deverão crescer 9,2%, o equivalente a 113.766.064 de unidades. Em terceiro lugar, aparecem os produtos para cuidados ao paciente, com aumento de 6,8% e 40.108.591 de unidades vendidas. Por último, estão os relacionados à nutrição, com crescimento de 6,3%, o equivalente a 25.588.846 de unidades.

Faturamento por categoria

Os produtos de marca deverão alcançar, em maio, R$ 3,1 bilhões (17,4%), enquanto os de referência deverão chegar a R$ 2,2 bilhões (13,3%) e os genéricos a R$ 943 milhões (9,9%).

Em relação aos MIPs, o valor de unidades vendidas poderá ser de R$ 2,3 bilhões (19,3%). Os produtos de cuidados pessoais poderão chegar a faturar R$ 1,7 bilhão (16,3%) e os de cuidados ao paciente poderão chegar à cifra de R$ 753 milhões (15,6%). Por último, os de nutrição poderão atingir o faturamento de R$ 392 milhões (5,5%).

Veja também: Canal farma tem crescimento de 28,9% em meio a coronavírus

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