Pós-pandemia: mudanças no varejo farmacêutico serão irreversíveis

Pós-pandemia nas farmácias
Foto: Humberto Teski

Ao nos aproximarmos de um ano de pandemia da Covid-19 no Brasil, já é possível afirmar que as mudanças trazidas pelo isolamento social ao varejo de um modo geral, e principalmente ao farmacêutico, não poderão ser apagadas quando a vida voltar ao “normal”.

Para entender de que forma o setor farmacêutico precisará se adaptar definitivamente ao mundo pós-pandemia, Leandro Ruggero, gerente de ofertas do segmento farmacêutico da Linx, elencou seis insights trazidos pela situação.

1 – Experiência e experimentação no ambiente online

As experiências no ponto de venda físico são uma das principais formas de engajar os clientes. Ruggero explica que antes da pandemia a compra de dermocosméticos, por exemplo, era realizada na loja e com a ajuda de consultores.

“No pós-pandemia, a experimentação e as experiências no ponto de venda serão dificultadas, além de a primeira compra ser realizada pela internet. Os clientes, que antes tinham receio de realizar compras a distância, já começaram a quebrar o preconceito buscando diretamente o canal digital ou marketplaces. A presença nessas duas categorias parece ser indispensável daqui em diante”, comenta.

2 – Fidelização, a repetição da compra online

Como o consumidor passou a gostar da jornada de compra online, a tendência é que o comportamento se torne parte da cultura de consumo no futuro, mesmo quando for possível voltar a frequentar o ambiente físico.

“Nesse cenário, o lojista tem um enorme potencial de fidelização dos clientes nos canais digitais, ao apostar na oferta de boas experiências, além de qualidade e agilidade nas entregas. Essa mudança pode significar redução de custos na operação no longo prazo”.

3 – Oportunidade para pequenas drogarias

Com a diminuição do número de pessoas circulando pelos centros comerciais, as farmácias de bairro ganharam destaque durante o isolamento social. O gerente afirma que é o momento de investir em bom atendimento, ofertas e segurança para as compras.

4 – Digitalização do varejo e diminuição das interações nas lojas físicas

Recursos como e-commerce, Whatsapp e soluções mobile já são praticamente pré-requisitos para as farmácias, evidenciando o nascimento de uma “cultura com mínimo contato”. Por esse motivo, a experiência do consumidor nas lojas físicas deve evoluir, e a utilização de totens de autoatendimento para a compra, pagamento por aproximação, QR Code e Pix são pontos a serem analisados.

5 – Indústria de olho na transformação digital

Ruggero revela que a indústria farmacêutica tem se posicionado firmemente a favor da digitalização do varejo: “Grandes companhias já estão, inclusive, praticando condições comerciais diferenciadas para os varejistas com canais de venda online”. Ele explica que o varejista farmacêutico precisará ter um sistema de gestão robusto e que o auxilie a não perder oportunidades, gerenciando todos os processos envolvidos.

6 – Logística

Com a complexidade do multicanal, as farmácias precisarão ter parcerias com empresas de tecnologia que possam auxiliá-las nas estratégias com distribuidores e indústrias.

“O momento não permite mais apostas: adequar-se, atualizar-se e aplicar as tendências de forma eficaz e correta ao negócio é necessário para não perder clientes e continuar crescendo mesmo durante a crise”, finaliza o gerente.

Veja também: Dados do mercado farma em dezembro são divulgados por IQVIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia