Varejo cresce 1,9% em agosto, segundo ICVA

ICVA de agosto mostra crescimento
Foto: freepik

No mês de agosto deste ano, as vendas no varejo aumentaram 1,9%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2020. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 16%.

Os efeitos do abrandamento das medidas de isolamento e o aumento no índice dos preços são fatores que contribuiram positivamente para os valores observados pelo ICVA. Em compensação, o mês de agosto de 2021 teve um sábado, dia forte para o comércio, a menos e uma terça-feira, quando o comércio é menor, a mais do que o mesmo mês de 2020. Ajustando os efeitos, houve crescimento nominal de 16,6% e, descontando a inflação, de 2,4% no faturamento de agosto deste ano.

“O faturamento do varejo está em crescimento contínuo nos últimos meses, mesmo que com um ritmo menor. No entanto, esse resultado não está associado apenas à retomada da atividade comercial em todo o País. Em termos nominais, o varejo está 1,4% acima do patamar de 2019, porém, desconsiderando os efeitos inflacionários do período, ainda está 13,5% abaixo, indicando que ainda há espaço para continuar a retomada das vendas”, afirma Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 9,68% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,87% em agosto. Os reajustes no preço dos combustíveis foram as principais causas do aumento do índice.

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões do Brasil apresentaram crescimento em relação a agosto do ano passado. A região Nordeste registrou alta de 3,2%, seguida do Sudeste (+3,1%), Norte (+2,6%), Centro-Oeste (+1,6%) e Sul (+1%). Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, o Nordeste registrou aumento de 17,2% nas vendas. Na sequência aparecem Sudeste (+17,1%), Norte (+16,2%), Centro-Oeste (+15,3%) e Sul (+15,1%).

Veja também: Setor de HPPC fecha primeiro semestre com crescimento de 4%

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia