Varejo farmacêutico avança em vendas no mês de maio, segundo IQVIA

Vendas sobem em maio no canal farma
Foto: freepik
Publicidade

Como ocorre mensalmente, a IQVIA, uma das responsáveis por auditar o varejo farmacêutico no Brasil, publicou os resultados da performance de mercado do mês de maio de 2021. De acordo com o estudo, é possível perceber uma aceleração, ainda que pequena, nas vendas em relação ao mês de abril.

Dados gerais

A análise mostra que os números finais podem ter sido três: numa previsão mínima, o crescimento pode ter sido de 6%, saindo de 546 mil unidades vendidas em abril para 576 mil; na previsão média, o avanço tem chances de ter sido de 8%, totalizando 588 mil; e, previsão máxima, onde o aumento deve ter sido de 10%, o equivalente a 599 mil unidades comercializadas.

Detalhadamente, é possível entender esse aumento no número de produtos vendidos. A categoria Farma cresceu 9,5%, totalizando 417.773 vendas e R$ 7.486.844 movimentados; a Ético Farma, 8,6%, o equivalente a 252.903 produtos e R$ 4.922.062; a Popular Farma, 10,9%, com 164.807 itens e R$ 2.564.781; e a Consumo, 6,8%, com 334.798 unidades e R$ 5.949.901.

Análise por categorias

A IQVIA liberou também a performance por categorias de produtos. Os farmacêuticos dividem-se em Marca, Genérico e Referência, enquanto os de consumo são os MIPs, de Cuidados Pessoais, Cuidados ao Paciente e Nutrição.

Produtos farmacêuticos

Os medicamentos de Marca tiveram um aumento de 8,6% em relação ao mês de abril, chegando a 203.867.242 unidades comercializadas e R$ 3.761.200.830 movimentados. Já os Genéricos cresceram 10%, o que simboliza 145.765.487 itens e R$ 1.201.656.010, enquanto os de Referência venderam 12% a mais, o equivalente a 68.371.126 produtos e R$ 2.523.986.964.

Produtos de Consumo

Entre os produtos de consumo, os MIPs foram os que mais avançaram na comparação com o mês de abril: 12,5%, representados por 133.295.391 itens vendidos e R$ 2.618.202.511 movimentados. Os de Cuidados Pessoais cresceram apenas 1,2%, o equivalente a 119.813.733 produtos e R$ 1.932.845.501.

A subcategoria Cuidados ao Paciente teve um aumento de 6,9%, com 46.677.715 produtos e R$ 934.017.984. Por fim, os itens de Nutrição aumentaram as vendas em 6,5%, sendo 35.010.946, correspondentes a R$ 464.835.174.

Veja também: Pós-pandemia: tendência do varejo em áreas residenciais continuará?

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo