Varejo farmacêutico avança em vendas no mês de maio, segundo IQVIA

Vendas sobem em maio no canal farma
Foto: freepik

Como ocorre mensalmente, a IQVIA, uma das responsáveis por auditar o varejo farmacêutico no Brasil, publicou os resultados da performance de mercado do mês de maio de 2021. De acordo com o estudo, é possível perceber uma aceleração, ainda que pequena, nas vendas em relação ao mês de abril.

Dados gerais

A análise mostra que os números finais podem ter sido três: numa previsão mínima, o crescimento pode ter sido de 6%, saindo de 546 mil unidades vendidas em abril para 576 mil; na previsão média, o avanço tem chances de ter sido de 8%, totalizando 588 mil; e, previsão máxima, onde o aumento deve ter sido de 10%, o equivalente a 599 mil unidades comercializadas.

Detalhadamente, é possível entender esse aumento no número de produtos vendidos. A categoria Farma cresceu 9,5%, totalizando 417.773 vendas e R$ 7.486.844 movimentados; a Ético Farma, 8,6%, o equivalente a 252.903 produtos e R$ 4.922.062; a Popular Farma, 10,9%, com 164.807 itens e R$ 2.564.781; e a Consumo, 6,8%, com 334.798 unidades e R$ 5.949.901.

Análise por categorias

A IQVIA liberou também a performance por categorias de produtos. Os farmacêuticos dividem-se em Marca, Genérico e Referência, enquanto os de consumo são os MIPs, de Cuidados Pessoais, Cuidados ao Paciente e Nutrição.

Produtos farmacêuticos

Os medicamentos de Marca tiveram um aumento de 8,6% em relação ao mês de abril, chegando a 203.867.242 unidades comercializadas e R$ 3.761.200.830 movimentados. Já os Genéricos cresceram 10%, o que simboliza 145.765.487 itens e R$ 1.201.656.010, enquanto os de Referência venderam 12% a mais, o equivalente a 68.371.126 produtos e R$ 2.523.986.964.

Produtos de Consumo

Entre os produtos de consumo, os MIPs foram os que mais avançaram na comparação com o mês de abril: 12,5%, representados por 133.295.391 itens vendidos e R$ 2.618.202.511 movimentados. Os de Cuidados Pessoais cresceram apenas 1,2%, o equivalente a 119.813.733 produtos e R$ 1.932.845.501.

A subcategoria Cuidados ao Paciente teve um aumento de 6,9%, com 46.677.715 produtos e R$ 934.017.984. Por fim, os itens de Nutrição aumentaram as vendas em 6,5%, sendo 35.010.946, correspondentes a R$ 464.835.174.

Veja também: Pós-pandemia: tendência do varejo em áreas residenciais continuará?

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