Pós-pandemia: tendência do varejo em áreas residenciais continuará?

Pós-pandemia e a decisão entre as áreas residenciais e as áreas comerciais
Foto: Humberto Teski

Ainda que não esteja perto de acontecer, muito se especula como será a vida depois da pandemia de Covid-19. No varejo farmacêutico, com a necessidade de a população se manter em isolamento social, muitas farmácias optaram por sair de áreas comerciais para as residenciais. Para mostrar os prós e contras dessa mudança continuar no pós-pandemia, a IQVIA publicou um estudo no mês de maio deste ano.

Fortalecimento em áreas residenciais

Entre os fatores apresentados que podem fortalecer as vendas nas farmácias e estimular a permanência em áreas residenciais, está a possibilidade de realizar atendimentos via WhatsApp sem custo e com agilidade, fortalecendo a relação com os clientes do bairro. Além disso, muitas empresas deverão adotar o home office mesmo depois do coronavírus, o que também aproximaria os clientes das lojas próximas de suas casas.

Outro fator positivo é o avanço da telemedicina e até mesmo das consultas online com o farmacêutico, o que geraria ainda uma integração entre os sistemas dos médicos, das farmácias e dos laboratórios clínicos.

Volta às áreas comerciais

Em contrapartida, com o avanço da vacinação, muitas empresas optarão pelo retorno do trabalho presencial em busca do engajamento e da identificação. Há ainda a possibilidade de que novos empreendimentos misturem serviços e lazer no local do trabalho, o que acarretaria um número muito maior de pessoas em prédios comerciais, shoppings e vilas comerciais.

Outro motivo para optar por manter uma farmácia em área comercial seria a revitalização dos espaços urbanos – com melhorias na infraestrutura, o número de pessoas circulando seria muito maior.

Muitas são as possibilidades, mas ainda há um longo caminho pela frente até que seja o momento ideal para tomar a decisão de onde manter o seu ponto de venda. É preciso ficar atento às mudanças e à realidade do País e da cidade.

Veja também: Pós-pandemia: mudanças no varejo farmacêutico serão irreversíveis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia