Venda de anticoncepcionais foi afetada pela pandemia da Covid-19

Venda de anticoncepcionais varia na pandemia
Foto: freepik
Publicidade

A pandemia da Covid-19 trouxe, além do medo da contaminação pelo vírus, a preocupação com uma possível gravidez. Em março de 2020, no início do isolamento social, por exemplo, a Interplayers, hub de negócios de saúde e bem-estar, constatou um aumento de 14% na venda de anticoncepcionais em relação a 2019. Em agosto, pico da pandemia, 12%. No fim de novembro, 17% e, em dezembro, 6%. Os dados representam 20% dos volumes trafegados pelas distribuidoras de medicamento.

A média anual de variação ao longo do ano passado foi 6%. Mario Nascimento, gerente de Soluções da Interplayers explica: “O medo de frequentar médicos e hospitais, ou, ainda, de ocorrer algo grave com o bebê ou com a própria mãe, sabendo do risco de contaminação, fez com que muitos casais optassem pela prevenção em primeiro lugar”.

Além disso, com a instabilidade da economia, houve um aumento no número de desempregados e a falta de renda de um membro do casal. “Muitos são os fatores para adiar uma gravidez neste momento, especialmente o risco de contaminação e o financeiro”.

Veja também: As vantagens da pré-alta para o seu negócio

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Setor de artigos farmacêuticos cresce 2,5% em julho

No comparativo anual, o segmento também apresentou crescimento de 5%, aponta Índice do Varejo Stone (IVS).

Mercado informal já responde por 54% das doses de GLP-1 consumidas no Brasil

Uso de canetas emagrecedoras no país acumula alta de 244% no primeiro semestre de 2026 ante o mesmo período de 2025, de acordo com estudo da Scanntech.

Marcas próprias no Brasil faturam R$ 10,8 bilhões e crescem impulsionadas pelo canal Farma, diz NielsenIQ

Estudo PL Connection 2026 revela que o segmento cresce 3,8 vezes mais rápido do que a média do mercado.

Rede Soma supera crescimento nacional em genéricos e perfumaria em julho

Análise de desempenho da rede aponta alta de 21% no faturamento de genéricos e forte demanda por autocuidado.

Varejo farmacêutico movimenta mais de R$ 3,9 bilhões no primeiro semestre de 2026

Análise da Zetti Brasil aponta altas de 9,25% no faturamento, 5,37% nas transações e 3,69% no ticket médio.

Como a farmácia pode atender o consumidor de suplementos

Dados mostram que as vendas de whey protein, alimentos esportivos e suplementos nutricionais registraram crescimento expressivo.
Não existem mais matérias para exibir.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.