Anvisa aprova medicamento da GSK para tratamento de HIV no Brasil

HIV
Foto: Reprodução da Internet
Publicidade

Um novo medicamento, com combinação inédita, foi aprovado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de pessoas que vivem com HIV. O medicamento é o Dovato, composto por duas medicações (Dolutegravir 50 mg e Lamivudina 300 mg) em dose única diária, com um único comprimido, e pode ser usado em adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade e com peso mínimo de 40 kg.

Desenvolvido pela GSK/ViiV Healthcare, Dovato reduz a quantidade de antirretrovirais usados pelos pacientes por possuir apenas duas medicações, mantendo a eficácia. “Hoje, muitos tratamentos para o HIV de um único comprimido têm pelo menos três medicamentos diferentes combinados. Já o Dovato fornece resultados expressivos com apenas dois medicamentos em um único comprimido”, explica Rafael Maciel, gerente médico da companhia.

Um estudo divulgado este ano avaliou a eficácia, a segurança e a tolerabilidade do medicamento em pacientes que receberam Dovato conforme prescrição de seus médicos. Em 12 meses, o medicamento controlou bem o vírus do HIV, sem casos de desenvolvimento de resistência. Além disso, os riscos de efeitos adversos graves e descontinuações foram baixos.

O gerente médico afirma que as pessoas diagnosticadas com HIV devem iniciar o tratamento com acompanhamento profissional o mais rápido possível e fazer o uso correto de antirretrovirais, como forma de garantir o controle da infecção e prevenir a evolução para a AIDS.

Veja também: MSD solicita à Anvisa autorização de uso emergencial para antiviral oral contra Covid-19

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo