Um novo medicamento, com combinação inédita, foi aprovado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de pessoas que vivem com HIV. O medicamento é o Dovato, composto por duas medicações (Dolutegravir 50 mg e Lamivudina 300 mg) em dose única diária, com um único comprimido, e pode ser usado em adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade e com peso mínimo de 40 kg.
Desenvolvido pela GSK/ViiV Healthcare, Dovato reduz a quantidade de antirretrovirais usados pelos pacientes por possuir apenas duas medicações, mantendo a eficácia. “Hoje, muitos tratamentos para o HIV de um único comprimido têm pelo menos três medicamentos diferentes combinados. Já o Dovato fornece resultados expressivos com apenas dois medicamentos em um único comprimido”, explica Rafael Maciel, gerente médico da companhia.
Um estudo divulgado este ano avaliou a eficácia, a segurança e a tolerabilidade do medicamento em pacientes que receberam Dovato conforme prescrição de seus médicos. Em 12 meses, o medicamento controlou bem o vírus do HIV, sem casos de desenvolvimento de resistência. Além disso, os riscos de efeitos adversos graves e descontinuações foram baixos.
O gerente médico afirma que as pessoas diagnosticadas com HIV devem iniciar o tratamento com acompanhamento profissional o mais rápido possível e fazer o uso correto de antirretrovirais, como forma de garantir o controle da infecção e prevenir a evolução para a AIDS.
Veja também: MSD solicita à Anvisa autorização de uso emergencial para antiviral oral contra Covid-19