Aprovado, no Brasil, o primeiro biossimilar oncológico da Pfizer

Medicamento biossimilar oncológico é aprovado pela Anvisa
Foto: iStock
Publicidade

Foi aprovado, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o primeiro biossimilar oncológico da Pfizer no Brasil, chamado de Trazimera (trastuzumab-gyyp). O medicamento é indicado para pacientes com câncer de mama, metástase gástrica ou adenocarcinoma da junção gastroesofágica que apresentam alta expressão de HER-2, receptor de fator de crescimento epidérmico humano 2.

O trastuzumab-gyyp pertence à classe dos anticorpos monoclonais e conta com um anticorpo idêntico para combater a causa da doença, que, nos casos apresentados, é um inibidor de HER-2.

Processo de aprovação

O medicamento foi aprovado após a apresentação dos resultados do estudo clínico comparativo Reflections B327-02, publicado na revista científica British Journal of Cancer. Nele, foi evidenciado que o trastuzumab-gyyp mostrou alto grau de similaridade com o tratamento de origem, de primeira linha, para o grupo de 500 pacientes em mais de 20 países.

A primeira autorização do Trazimera aconteceu na Europa em julho de 2018, seguida da liberação pelo Food and Drug Administration (FDA) nos Estados Unidos, em março de 2019.

Importância do medicamento

A diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine, fala sobre a importância da autorização do medicamento: “A aprovação, no Brasil, de um biossimilar oncológico que atua na inibição de HER-2 beneficiará muitos pacientes. Além da alta prevalência em câncer de mama, o HER-2 é positivo em 10% a 30% dos cânceres gástricos”.

Márjori explica que a presença dessa proteína confere maior agressividade e pior prognóstico, mas a taxa de resposta com os inibidores é robusta, o que aumenta significativamente o tempo e a qualidade de vida dos pacientes.

Veja também: Anvisa aprova nova indicação para Vyndaqel, para o tratamento de cardiomiopatia

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo