Dia Mundial da Esclerose Múltipla: 30 de maio

Pessoas com esclerose múltipla muitas vezes precisam de cadeira de rodas
Foto: shutterstock
Publicidade

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é comemorado em 30 de maio. A data é importante para ajudar a conscientizar a população sobre o que é a doença e quais são as condições enfrentadas pelas pessoas que sofrem com ela.

O que é esclerose múltipla?

A esclerose múltipla (EM) é uma doença degenerativa autoimune, que faz com que o próprio sistema imunológico da pessoa destrua a mielina, uma camada protetora que cobre os neurônios.

Em casos mais graves, a EM pode ser debilitante, já que entre os seus sintomas estão a espasticidade, condição que compromete a mobilidade do paciente.

Segundo dados da Associação Brasileira de Esclerosa Múltipla (ABEM), entre 5 e 20 pessoas a cada 100 mil habitantes sofrem com a esclerose múltipla. A doença atinge, principalmente, jovens entre 20 e 50 anos de idade, sendo a maioria do sexo feminino – três mulheres para cada homem.

Principais sintomas

Os primeiros sintomas da doença são pequenas turvações na visão e breves alterações no controle da urina, que desaparecem em pouco tempo. Entretanto, conforme a doença vai avançando, a qualidade de vida dos pacientes pode ser afetada com sensações de fraqueza, fadiga, visão turva, dores crônicas e formigamentos.

Cerca de 84% dos brasileiros que sofrem com a EM não conseguem se locomover, por conta de quadros graves de espasmos musculares. Como são constantes, acabam gerando dor na pessoa, já que os músculos ficam enrijecidos e dificultam a locomoção.

Tratamento

As pessoas que sofrem com a EM devem fazer acompanhamento com neurologista, além de sessões de fisioterapia. Dessa forma, é possível que os pacientes tenham uma maior qualidade de vida.

Leia também: CFF lança campanha para comemorar Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo