Estudo aponta queda drástica de diagnóstico de doenças cardíacas durante pandemia

Doenças cardiovasculares
Foto: Divulgação/Quanta Diagnóstico por Imagem
Publicidade

A pandemia da Covid-19 impactou o sistema de saúde mundial, afetando também o tratamento de outras doenças. Aproximadamente 718 mil exames de diagnóstico por imagem de doenças cardiovasculares deixaram de ser realizados em todo o mundo somente entre março e abril de 2020.

Os dados são do estudo “Impacto Internacional da Covid-19 no Diagnóstico de Doença Cardíaca”, que contou com a participação da Quanta Diagnóstico por Imagem, clínica de Curitiba (PR), junto com outros 908 centros de diagnóstico em 108 países.

Maiores quedas

Na comparação entre março de 2019 e 2020, a quantidade de exames de imagem cardiovasculares diminuiu 42%. Analisando somente abril de 2020, a queda foi ainda maior: 64% em relação ao mesmo mês de 2019. Rodrigo Cerci, diretor de Pesquisa e Inovação e do Serviço de Angiotomografia Coronária da Quanta, revela que as maiores reduções ocorreram na América Latina e no Oriente Médio.

Foram analisados separadamente diferentes exames cardiológicos. Os procedimentos de ecocardiografia transtorácica diminuíram 59%, de ecocardiografia transesofágica 76%, os testes de estresse 78% e a angiografia coronária 55%.

Atenção às doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de mortalidade no mundo inteiro, sendo responsáveis por 18 milhões de óbitos todos os anos, além de ser um fator para o agravamento da Covid-19.

“As demais doenças não deixam de existir devido à pandemia e condições potencialmente muito graves, como infarto e insuficiência cardíaca, precisam de diagnóstico imediato devido à alta mortalidade”, explica Cerci.

Ao sentir sintomas típicos, o profissional orienta a procurar atendimento médico imediato, pois o risco de morrer por infarto é maior do que por Covid-19. “Do ponto de vista das instituições (clínicas, hospitais), devem estar preparadas para atender pacientes com suspeita de Covid de forma separada das demais patologias, permitindo assim o atendimento seguro de todos”, finaliza.

Veja também: Duas terapias pioneiras para doença de Parkinson serão desenvolvidas pela Bayer

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo