Famílias têm papel importante no tratamento de depressão de adolescentes

Mãe e filha de mãos dadas lutando contra a depressão
Foto: freepik
Publicidade

De acordo com estimativa da Associação Brasileira de Psicanálise (ABP), aproximadamente 10% dos adolescentes brasileiros sofrem com depressão. O número dobra a nível mundial, como informa a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um em cada cinco adolescentes enfrenta problemas de saúde mental e, segundo parecer da OMS, pelo menos, metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos de idade. Entretanto, não são diagnosticadas e tratadas, o que leva a atitudes como o suicídio, segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos.

A terapeuta e orientadora transpessoal Wanessa Moreira explica que a pessoa depressiva sente muita frustração, tristeza e angústia. “É um processo intenso de não encontrar a saída para a dor emocional que está vivendo. Um quadro de desânimo e falta de propósito, em que tudo em volta parece não fazer sentido”, explica.

Veja também: Consumo de medicamentos para transtornos mentais cresce entre os jovens

Famílias também sofrem com a depressão dos jovens

Nesse contexto, é comum que as famílias dos adolescentes que estão enfrentando a doença também se sintam desolados ao ver uma pessoa querida sofrendo. Muitas vezes, os familiares não sabem nem que é um quadro de depressão, o que pode acabar piorando a situação. “A cobrança excessiva, a falta de entendimento dentro da família e a falta de diálogo e respeito com as escolhas de cada um podem, inclusive, gerar um quadro depressivo em uma pessoa que está triste e frustrada e já não sente que tem espaço dentro dessa família”, avalia a terapeuta.

É preciso entender, antes de tudo, que cada indivíduo percebe a realidade de uma forma pessoal. Assim, deve-se respeitar a dor e o ponto de vista de cada um. Tentar mudar a maneira como os jovens se sentem pode levar a um sofrimento ainda maior.

Para ajudar na melhora da pessoa com depressão, é preciso que a família dê acolhimento e amor, procurando sempre auxiliar em sua caminhada. A terapeuta explica que é importante que cada parente se sinta parte dessa história. “Isso deve acontecer sem exclusões ou comparações, preservando a individualidade de cada membro da família, com amor e entendimento”.

Além disso, procurar se informar sobre a doença, incentivar a continuidade do tratamento e ter paciência com as angústias diárias do adolescente também são atitudes necessárias e que fazem a diferença durante o período de enfrentamento da depressão.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Grupo Polar destaca que falhas no controle de temperatura durante o transporte podem comprometer a eficácia de fármacos como o Mounjaro.

Em razão das fortes chuvas e dos impactos decorrentes que atingiram a região da Zona da Mata Mineira em fevereiro de 2026, foram publicadas as Portarias Federais nº 572, nº

Imunizante protege contra quatro subtipos do vírus e é indicado para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, salvo contraindicações específicas.
Crescimento dos casos da doença reforça a importância desse tipo de exame para a identificação das variantes da Influenza.
Mudanças da Agência entram em vigor em 13 de fevereiro; receituários impressos antes dessa data continuam válidos.
Rede de drogarias patrocina ações de bem-estar em parceria com a Positividade FM, promovendo qualidade de vida e prevenção durante o verão carioca.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.