Novo vírus da gripe com potencial pandêmico é encontrado na China

Novo vírus da gripe tem potencial pandêmico
Foto: freepik
Publicidade

O portal G1 noticiou, nesta terça-feira (29/06), que uma nova cepa do vírus da gripe com potencial pandêmico foi identificada na China. A nova linhagem surgiu recentemente e tem porcos como hospedeiros, mas cientistas que a estão pesquisando dizem que ela pode vir a infectar seres humanos.

A preocupação é que ela possa vir a sofrer uma mutação ainda maior e se espalhar entre as pessoas, desencadeando um surto global. Os cientistas afirmam que a cepa tem “todas as características” de ser adaptável para infectar seres humanos e deverá ser monitorada de perto.

Ameaça pandêmica

A última gripe pandêmica – o surto da gripe suína em 2009 -, acabou sendo menos mortal do que se temia inicialmente, pois muitas pessoas mais velhas tinham alguma imunidade a ela por sua semelhança com outros vírus da gripe que já haviam circulado antes. Atualmente, esse vírus é combatido por vacina. A nova cepa é semelhante à da gripe suína, mas possui algumas diferenças.

Perigo do novo vírus

A grande questão é que o vírus pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas, já que houve evidências de infecção recente em pessoas que trabalham em matadouros e na indústria suína na China.

As atuais vacinas contra a gripe podem não proteger contra a nova cepa, embora possam ser adaptadas para isso. Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse à BBC: “No momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos”.

O professor James Wood, chefe do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge, afirma que o trabalho “vem como um lembre salutar” de que estamos constantemente sob o risco do surgimento de patógenos e que animais de criação, com os quais os seres humanos têm contato, podem sim ser fontes de vírus pandêmicos.

Veja também: Anvisa autoriza dois novos estudos clínicos para Covid-19

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo