Conforme noticiado pela Revista da Farmácia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no último dia 22/4, o primeiro produto à base de Cannabis do Brasil. A indústria farmacêutica autorizada a produzi-lo é a Prati Donaduzzi, que já iniciou a fabricação do canabidiol.
O diretor-presidente da farmacêutica, Eder Fernando Maffissoni, fala sobre o assunto: “Como forma de valorizar e reconhecer todas as mães que lutam pelo direito de acesso ao tratamento de seus filhos, nosso objetivo é que o Canabidiol Prati-Donaduzzi esteja disponível nas melhores farmácias do Brasil até o Dia das Mães”.
Canabidiol
O produto à base de Cannabis estará disponível em solução oral 200 mg/ml e será produzido a partir do princípio ativo puro, livre da substância psicoativa THC (tetrahidrocanabinol). É uma versão do produto que está em estágio final do estudo clínico fase III, por meio de uma parceria entre a empresa e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo.
“A regulamentação da Anvisa, de dezembro do ano passado, permitiu que a Prati-Donaduzzi antecipasse a autorização sanitária do produto. Há mais de seis anos, investimos pesado em pesquisa científica para garantir evidências científicas de uso, segurança e eficácia, seguindo rigorosamente o que rege nossa legislação”, afirma Maffissoni.
Agilidade e qualidade
Tais investimentos em pesquisa, assim como em desenvolvimento e inovação na produção de medicamentos, possibilitaram à farmacêutica o rápido cumprimento de todos os requisitos da Anvisa para a fabricação e comercialização do produto.
Para disponibilizar o produto no mercado, a farmacêutica realiza todos os testes de controle de qualidade necessários, utilizando técnicas analíticas e padrões de referência internacionalmente aceitos.
Veja também: Anvisa recebe digitalmente pedidos para comercializar produtos de Cannabis