EnglishPortugueseSpanish

Anvisa simplifica requisitos para máscaras e respiradores

Os requisitos para fabricação, importação e aquisição de itens como máscaras e respiradores foi simplificado pela Anvisa na última semana com o objeitvo de aumentar sua circulação.
Processo de máscaras e respiradores é simplificado pela Anvisa
Foto: freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) simplificou os requisitos para fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos prioritários, máscaras cirúrgicas, respiradores particulados N95, PFF2 ou equivalentes, utilizados em serviços de saúde.

Foi definido também que as máscaras que aguardam a realização de ensaios podem ser utilizadas por profissionais de apoio, como recepcionistas, seguranças, profissionais dos transportes públicos, transeuntes.

Novas regras

Entre os requisitos da RDC 356/2020 estão que fabricantes e importadores de máscaras cirúrgicas, respiradores particulados N95, PFF2 ou equivalentes ficarão excepcionalmente e temporariamente dispensados de autorização prévia dos produtos pela Anvisa, de Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), de notificação das atividades à Agência e de outras autorizações sanitárias.

Demais obrigações

Entretanto, as empresas ainda deverão cumprir as outras exigências sobre o controle de dispositivos médicos, assim como as normas técnicas relacionadas aos produtos. Além disso, deverão fazer o controle pós-mercado.

Profissionais de saúde

As máscaras destinadas a serem usadas como equipamento de proteção individual (EPI) dos profissionais de saúde deverão atender às diretrizes da ABNT NBR 15052:2004, caso contrário não poderão ser utilizadas durante o manejo de pacientes suspeitos ou contaminados pelo coronavírus.

Veja também: Anvisa publica esclarecimentos sobre preparações antissépticas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu