CFF se posiciona quanto a “tratamento precoce” da Covid-19

Conselho informou que apoia a assistência à saúde baseada em evidências científicas.
CFF fala sobre tratamento precoce de Covid-19
Foto: freepik

Foi aprovado, na manhã da última quinta-feira (28), pelo Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a manifestação sobre o chamado “tratamento precoce” da Covid-19. No documento, a entidade apoia a assistência à saúde baseada em evidências científicas e afirma que, até o momento, com exceção das vacinas, não há medicamento que cure ou evite que pessoas fiquem doentes do coronavírus.

O Conselho orienta que alguns medicamentos disponíveis são indicados para tratar sinais e sintomas das doenças, mas devem ser usados somente sob prescrição e supervisão médicas e com acompanhamento de farmacêuticos e outros profissionais da saúde legalmente habilitados.

Além disso, lembra aos farmacêuticos que é sua obrigação legal e ética promover o uso racional de medicamentos e, caso não o façam, estão sujeitos às sanções cabíveis caso descumpram a legislação e as normativas que regem a profissão.

Diante do cenário atual de ausência de terapias comprovadamente eficazes para prevenir ou tratar a Covid-19, o CFF recomenda que os profissionais reforcem a orientação das medidas de prevenção aos seus pacientes, contribuam com as ações de rastreamento da doença, encaminhando os casos suspeitos às unidades de saúde e auxiliem os doentes quanto ao uso dos medicamentos prescritos.

O documento destaca que os farmacêuticos estão aptos a assumir um papel relevante na imunização das pessoas, seja durante o uso dos imunizantes e também no acompanhamento pós-vacinação. Por fim, reconhece o trabalho daqueles que estão na linha de frente e participando dos estudos clínicos e da produção de vacinas no Instituto Butantan e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Veja também: Nova Nota Técnica sobre testes rápidos é publicada pela Anvisa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.