CFF se posiciona quanto a “tratamento precoce” da Covid-19

Conselho informou que apoia a assistência à saúde baseada em evidências científicas.
CFF fala sobre tratamento precoce de Covid-19
Foto: freepik

Foi aprovado, na manhã da última quinta-feira (28), pelo Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a manifestação sobre o chamado “tratamento precoce” da Covid-19. No documento, a entidade apoia a assistência à saúde baseada em evidências científicas e afirma que, até o momento, com exceção das vacinas, não há medicamento que cure ou evite que pessoas fiquem doentes do coronavírus.

O Conselho orienta que alguns medicamentos disponíveis são indicados para tratar sinais e sintomas das doenças, mas devem ser usados somente sob prescrição e supervisão médicas e com acompanhamento de farmacêuticos e outros profissionais da saúde legalmente habilitados.

Além disso, lembra aos farmacêuticos que é sua obrigação legal e ética promover o uso racional de medicamentos e, caso não o façam, estão sujeitos às sanções cabíveis caso descumpram a legislação e as normativas que regem a profissão.

Diante do cenário atual de ausência de terapias comprovadamente eficazes para prevenir ou tratar a Covid-19, o CFF recomenda que os profissionais reforcem a orientação das medidas de prevenção aos seus pacientes, contribuam com as ações de rastreamento da doença, encaminhando os casos suspeitos às unidades de saúde e auxiliem os doentes quanto ao uso dos medicamentos prescritos.

O documento destaca que os farmacêuticos estão aptos a assumir um papel relevante na imunização das pessoas, seja durante o uso dos imunizantes e também no acompanhamento pós-vacinação. Por fim, reconhece o trabalho daqueles que estão na linha de frente e participando dos estudos clínicos e da produção de vacinas no Instituto Butantan e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Veja também: Nova Nota Técnica sobre testes rápidos é publicada pela Anvisa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia