Nova Nota Técnica sobre testes rápidos é publicada pela Anvisa

No texto, a Agência reitera quais pré-requisitos devem ser seguidos para a execução dos testes e recomenda os de pesquisa de antígeno viral.
Testes rápidos
Foto: shutterstock
Publicidade

Foi publicada, na última segunda-feira (11), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a Nota Técnica nº 7/2021, que dispõe sobre as orientações para a realização de testes rápidos em farmácias e outros serviços de saúde autorizados.

No texto, a Agência reitera os pré-requisitos que as farmácias devem seguir para a execução dos testes, como ter uma sala privativa, fazer a triagem dos pacientes e manter as medidas de prevenção básicas como distanciamento social durante toda a estadia do cliente na unidade.

Além disso, fica reforçado também que os testes devem ser realizados apenas por profissionais habilitados, como os farmacêuticos, munidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

No fim, a Agência recomenda o uso de testes para pesquisa de antígeno viral, como os do tipo RT-PCR e TR-Ag, para diagnosticar infecção aguda. Também informa que o do tipo TR-AC (pesquisa de anticorpos) não é indicado para diagnóstico de infecção aguda e para determinar isoladamente, por exemplo, se alguém pode voltar ao trabalho.

Leia a Nota Técnica nº 7/2021 na íntegra.

Veja também: Anvisa publica orientações para o atendimento em farmácias durante a pandemia

Foto de Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Drogasil é acionada pelo MPT após denúncias sobre uso de cadeiras

Denúncias apontam que funcionários permaneciam em pé durante toda a jornada; Dr. Márcio Coelho explica as regras da NR-17 e os direitos dos trabalhadores.

CEIC aprova projeto que obriga estabelecimentos comerciais a disponibilizar CDC em braile ou formato audível

PL 3757/2021 ainda será analisado pela Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle.

Instrução Normativa da Polícia Federal estabelece novas regras para farmácias de manipulação

IN nº 338/2026 institui prazo para comunicar roubos e furtos de insumos químicos controlados no SIPROQUIM, com uso obrigatório de certificado digital.

Farmácia Popular tem novas regras e abre caminho para discutir serviços farmacêuticos

Nova portaria muda regras de funcionamento e fiscalização do programa e prevê grupo de trabalho para estudar a oferta de serviços.

Anvisa libera venda de medicamentos na Shopee

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou a medida que impedia a comercialização de medicamentos por meio da Shopee, abrindo caminho para que farmácias e drogarias licenciadas utilizem marketplaces

Liminar da Ascoferj garante que farmácias associadas solicitem CPF para cumprir legislação federal

Estabelecimentos poderão solicitar dados dos clientes em casos obrigatórios para seguir regulamentações.
Não existem mais matérias para exibir.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.