EnglishPortugueseSpanish

Número de testes de Covid-19 em farmácias passa de 144 mil

Dados da Abrafarma mostram que número de testes de Covid-19 realizados em farmácias vem crescendo rapidamente no Brasil e já ultrapassa 144 mil.
Número de testes rápidos de Covid-19 cresce nas farmácias
Foto: shutterstock

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apresenta a terceira versão do estudo com os resultados dos testes rápidos para detecção da Covid-19 realizados pelas suas 26 redes associadas. Os últimos dados mostram que foram aplicados 144.484 testes entre os dias 28 de abril e 28 de junho.

Resultados mais recentes

Segundo o levantamento, a adesão da população aos testes vem crescendo rapidamente. Em oito dias – entre 22 e 28 de junho –, 46.998 pessoas realizaram o procedimento nas farmácias. Dessas, 6.596 testaram positivo e 40.402, negativo. O número de testes da terceira semana é 48,2% maior que o da semana anterior e 130,5% em relação à semana retrasada.

Ao todo, 689 farmácias estão oferecendo o serviço, estando concentradas em São Paulo (266), que teve um aumento de 77,3% no número de postos em uma semana; e em Minas Gerais (121). Do total de pacientes, 21.097 (14,60%) testaram positivo, enquanto 123.387 (85,40%) testaram negativo.

Testes de Covid-19 por regiões

São Paulo é o estado que mais aderiu aos testes rápidos – ao todo, foram 51.517 pessoas. Já o Amapá registrou o maior número de casos positivos, sendo 36% dos 540 testes. O Tocantins apresenta o menor índice de pessoas que tiveram contato com o vírus, já que, dos 292 testes realizados, 278 deram negativo. O Rio Grande do Norte ainda não disponibilizou o serviço nas farmácias.

Testes com qualidade e segurança

Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) e um dos responsáveis pelo programa de avaliação dos kits utilizados nas farmácias, acredita que os testes rápidos sejam essenciais no enfrentamento da Covid-19.

“A combinação de testes disponíveis, chancelados por laboratórios e por reconhecidas entidades ligadas à área médica, contribuem para desafogar o atendimento na rede pública. Além disso, cabe salientar que o diagnóstico responde por 80% das decisões médicas e é decisivo para balizar estratégias de combate ao vírus”, finaliza.

Veja também: CFF lança curso de rastreamento em saúde e testes rápidos para Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu