Número de testes de Covid-19 em farmácias passa de 144 mil

Dados da Abrafarma mostram que número de testes de Covid-19 realizados em farmácias vem crescendo rapidamente no Brasil e já ultrapassa 144 mil.
Número de testes rápidos de Covid-19 cresce nas farmácias
Foto: shutterstock

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apresenta a terceira versão do estudo com os resultados dos testes rápidos para detecção da Covid-19 realizados pelas suas 26 redes associadas. Os últimos dados mostram que foram aplicados 144.484 testes entre os dias 28 de abril e 28 de junho.

Resultados mais recentes

Segundo o levantamento, a adesão da população aos testes vem crescendo rapidamente. Em oito dias – entre 22 e 28 de junho –, 46.998 pessoas realizaram o procedimento nas farmácias. Dessas, 6.596 testaram positivo e 40.402, negativo. O número de testes da terceira semana é 48,2% maior que o da semana anterior e 130,5% em relação à semana retrasada.

Ao todo, 689 farmácias estão oferecendo o serviço, estando concentradas em São Paulo (266), que teve um aumento de 77,3% no número de postos em uma semana; e em Minas Gerais (121). Do total de pacientes, 21.097 (14,60%) testaram positivo, enquanto 123.387 (85,40%) testaram negativo.

Testes de Covid-19 por regiões

São Paulo é o estado que mais aderiu aos testes rápidos – ao todo, foram 51.517 pessoas. Já o Amapá registrou o maior número de casos positivos, sendo 36% dos 540 testes. O Tocantins apresenta o menor índice de pessoas que tiveram contato com o vírus, já que, dos 292 testes realizados, 278 deram negativo. O Rio Grande do Norte ainda não disponibilizou o serviço nas farmácias.

Testes com qualidade e segurança

Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) e um dos responsáveis pelo programa de avaliação dos kits utilizados nas farmácias, acredita que os testes rápidos sejam essenciais no enfrentamento da Covid-19.

“A combinação de testes disponíveis, chancelados por laboratórios e por reconhecidas entidades ligadas à área médica, contribuem para desafogar o atendimento na rede pública. Além disso, cabe salientar que o diagnóstico responde por 80% das decisões médicas e é decisivo para balizar estratégias de combate ao vírus”, finaliza.

Veja também: CFF lança curso de rastreamento em saúde e testes rápidos para Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia