Assistência farmacêutica cresce cada vez mais no Brasil

Assistência farmacêutica é cada vez mais importante
Foto: Divulgação
Publicidade

Ao participar do programa É De Farmácia do dia 18 de junho, o coordenador farmacêutico da rede A Nossa Drogaria, Maurício Matos, falou sobre o crescimento contínuo do serviço de assistência farmacêutica no Brasil e sobre a experiência da rede.

Atualmente, a rede A Nossa Drogaria, de Duque de Caxias, conta com 34 lojas, das quais 27 possuem salas farmacêuticas. Além disso, foi a primeira rede da Abrafarma a conseguir autorização oficial dos órgãos sanitários para oferecer o próprio serviço de vacinação. “Quando saiu a Lei Federal 13.021/14, o artigo 7º dizia que as farmácias e drogarias poderiam dispor de serviços de vacinação. Isso plantou uma semente dentro dos nossos corações e, em maio de 2016, inauguramos a primeira sala”, lembra ele.

De lá para cá, foram realizados mais de 120 mil atendimentos farmacêuticos. E a expectativa é que, em 2019, esse número chegue a 100 mil.

O coordenador farmacêutico conta ainda que os serviços oferecidos nas salas são cobrados, mas que cada um deles tem um valor diferenciado. “Por mês, são 6 ou 7 mil atendimentos, e 70% desses pacientes retornam à farmácia para continuar com o serviço mesmo tendo que pagar por eles.”

Assistência farmacêutica e a promoção da saúde

Os farmacêuticos são os profissionais de saúde mais acessíveis à população, mas ainda assim precisam de incentivo para cumprirem o papel de promover a saúde.

Na rede, são oferecidos serviços personalizados, com ferramentas de apoio e sistema de gestão do atendimento farmacêutico. “Dessa forma, é possível realizar o monitoramento das patologias, por exemplo”, explica.

Como coordenador farmacêutico, o trabalho de Maurício é gerir e supervisionar os demais farmacêuticos no dia a dia. “Eu acompanho indicadores e resultados dos serviços oferecidos nas salas. E preciso apresentá-los aos diretores e à equipe”, compartilha ele.

Assista à entrevista completa aqui.

Veja também: Aprimorar atendimento a idosos torna-se prioridade para farmácias

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo