EnglishPortugueseSpanish

Cinco passos para promover um treinamento motivacional

Na Semana da Farmácia, um artigo especial por dia. Este é o presente da Lucia Gadelha para a sua farmácia.

Inicialmente é importante alinhar o treinamento motivacional com o planejamento estratégico da farmácia. Ele deve ser condizente com a identidade empresarial, com as atitudes e com o posicionamento – como a farmácia é percebida – perante os colaboradores.

Fundamental também é considerar o treinamento como uma das ações de endomarketing, que são estratégias para gerar maior participação dos colaboradores em mudanças mensuráveis, estimulando a comunicação interna, o estímulo ao autodesenvolvimento e as contribuições individuais e em equipe.

Veja o passo a passo que preparei para você.

Passo 1: Levantamento das necessidades e do objetivo do treinamento

Nesse momento inicial, realizamos o levantamento de necessidades, que é o processo que identifica as dificuldades que estão gerando a desmotivação, os pontos a serem desenvolvidos e as oportunidades de crescimento em trabalhar com uma equipe mais motivada e comprometida com os objetivos da farmácia. Pode ser realizado por meio de pesquisa de clima organizacional e reuniões com os líderes, para identificar as reais necessidades de desenvolvimento da equipe.

Um dos objetivos desse modelo de treinamento motivacional é melhorar o relacionamento da equipe, contribuindo para reforçar as ações de motivação que possibilitem o melhor desempenho na execução das atividades em que todos os colaboradores estejam comprometidos em seus processos de autodesenvolvimento e prosperidade da farmácia ou rede.

Passo 2: Desenvolvimento do conteúdo do treinamento

O conteúdo a ser desenvolvido deve estar alinhado com o objetivo do aprendizado, e a primeira fase é definir os temas e a duração. Em seguida, esse material deve ser estruturado para projeções em sala de aula e em manuais ou resumos dos tópicos, para ser entregue aos colaboradores. A metodologia deve ser participativa, com atividades lúdicas como jogos, gincanas e dinâmicas de grupo, para que haja interação do conteúdo com a vivência prática do dia a dia.

Passo 3: Planejamento do treinamento

Na fase do planejamento, deve ser feita a escolha do local de acordo com a quantidade de participantes, iluminação, providenciar os recursos audiovisuais, logística de deslocamento da equipe e, conforme o horário, definir se será servido café da manhã ou coffee break no intervalo. Os colaboradores devem ser informados com antecedência, para programar sua rotina de trabalho. O convite para o treinamento deve gerar entusiasmo e interesse em participar.

Passo 4: Realização do treinamento

A recepção dos colaboradores deve ser acolhedora, orientando inicialmente sobre a programação a ser realizada. Também é válido que um representante da direção da empresa faça a abertura do treinamento. Além da aula expositiva, a metodologia participativa deve estimular a interação entre os participantes e a troca de experiência. E, por se tratar de um treinamento motivacional, também pode ser inserido, ao final, um sorteio de brindes ou premiações relacionadas às dinâmicas de grupo.

Passo 5: Avaliação do treinamento

Como o objetivo desse treinamento motivacional é contribuir com os fatores motivacionais dos participantes, é necessário validar a eficácia e o alcance dos objetivos propostos, relacionados às expectativas da equipe. O feedback durante o treinamento e também ao final dele irá validar e estimular o processo de melhoria contínua nos próximos treinamentos. É fundamental que os colaboradores percebam a importância e o propósito na realização desse treinamento não só para a farmácia, mas principalmente para sua motivação pessoal em fazer parte da empresa.

Leia também: O que mantém os colaboradores motivados?

Assista no É de Farmácia: Dicas para recrutar corretamente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Fechar Menu