Anvisa suspende temporariamente prazos de envio de arquivos do SNGPC

Durante a suspensão, farmácias e drogarias deverão manter a escrituração das movimentações nos livros de registros específicos, informatizados ou não.
Anvisa suspende prazos de envio de arquivos ao SNGPC
Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (20) foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU), a RDC nº 586, de 17 de dezembro de 2021, onde a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspende temporária e indeterminadamente os prazos de envio de documentação previstos na RDC nº 22/2014 para o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

O sistema, que já apresentava instabilidade desde o dia 5 de outubro, permite à Anvisa a vigilância dos dados de movimentação de estoque de medicamentos sujeitos a controle especial e/ou antimicrobianos.

No texto da RDC, a agência reguladora esclarece que a ausência de transmissão dos arquivos eletrônicos XML não implicará em infração sanitária no período compreendido entre 5 de outubro e a data de retorno do sistema, ainda a ser divulgada.

Durante o período de suspensão, as farmácias e drogarias deverão manter a escrituração das movimentações nos livros de registros específicos, informatizados ou não, e os documentos comprobatórios devem permanecer à disposição das autoridades fiscalizadoras.

Os prazos de guarda documental, como previsto na RDC nº 22/2014, na Portaria SVS/MS nº 344/1998 e na RDC nº 471/2021, devem ocorrer por um período de dois anos. A escrituração e a guarda documental são de responsabilidade do farmacêutico Responsável Técnico ou de seu substituto.

Veja também: Instabilidade do SNGPC: como isso afeta as farmácias?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia