EnglishPortugueseSpanish

Deputado Glaustin Fokus reapresenta PL que autoriza MIP em supermercados

O Projeto de Lei 9.482/2018, arquivado recentemente devido ao fim da legislatura de seu autor, acaba de ser reapresentado pelo deputado federal Glaustin Fokus (PSC/GO).

O Projeto de Lei 9.482/2018, arquivado recentemente devido ao fim da legislatura de seu autor, acaba de ser reapresentado pelo deputado federal Glaustin Fokus (PSC/GO) sob o número 1.774/2019. Esse PL autoriza supermercados e estabelecimentos similares a dispensarem medicamentos isentos de prescrição, modificando o artigo 6º da Lei Federal nº 5.991/1973.

A Comissão de Seguridade Social e Família chegou a realizar uma audiência pública sobre a sugestão, envolvendo a sociedade no debate do tema, em especial na possibilidade de ampliação do acesso aos medicamentos. Porém, a discussão não foi finalizada pelo Legislativo devido ao arquivamento do PL 9.482/2018. “No intuito de dar continuidade à discussão que vinha sendo feita nesta Casa, tomo a iniciativa de reapresentar a matéria para que os representantes do povo se manifestem quanto ao seu mérito”, justificou o deputado Glaustin Fokus.

Veja também: Projetos de lei que liberam venda de MIPs em mercados foram arquivados

No entanto, não é possível precisar se esse PL será ou não aprovado, por ora. Nos últimos anos, projetos semelhantes já foram apresentados e não obtiveram êxito. Cabe acrescentar que essa mesma discussão segue também apensada ao PL 4.398/1998. Possivelmente, a tendência é que o PL 1.774/2019 seja também apensado a este último.

“Estamos atentos ao que acontece no Congresso Nacional. Por meio da assessoria técnica dos nossos advogados e de uma assessoria legislativa, vamos mostrar a inviabilidade deste projeto, haja vista que a farmácia é um estabelecimento de saúde e possui farmacêutico durante todo o horário de funcionamento para minimizar o risco sanitário, o que não é o caso dos supermercados. Nos mantemos vigilantes em defesa do nosso setor”, declarou o presidente da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj), Luis Carlos Marins.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Fechar Menu