Lei com novas regras para ICMS interestadual é publicada

Lei complementar sobre ICMS interestadual é publicada
Foto: freepik

Publicada, na última quarta-feira (5), a Lei Complementar 190/22, que normatiza a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a venda de produtos e serviços ao consumidor final localizado em estado diferente do estado fornecedor.

O texto tem origem no Projeto de Lei Complementar (PLP 32/21), do Senado, aprovado em dezembro pela Câmara dos Deputados.

Como era feita a cobrança

Até o fim do ano passado, a cobrança do ICMS em operações interestaduais era regida por um convênio (93/15) firmado no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou várias cláusulas desse convênio inconstitucionais e, por isso, o assunto precisou ser disciplinado por lei complementar.

Nova lei

Com a nova lei complementar, fica estabelecido que nas transações entre empresas e consumidores não contribuintes do ICMS – comprador pessoa física de sites de e-commerce, por exemplo – de estados diferentes, caberá ao fornecedor recolher e repassar o diferencial de alíquotas (Difal) ou ao estado em que a mercadoria efetivamente entrou ou onde ocorreu o destino final do serviço.

Em relação às operações realizadas entre fornecedores e empresas contribuintes do ICMS, o Congresso entendeu não serem necessárias novas regras pelo fato do assunto ser regulado pela Lei Kandir (Lei Complementar 87/96).

Para facilitar a emissão de guias de recolhimento do Difal, os estados deverão criar um portal com informações sobre a legislação aplicável, alíquotas incidentes, benefícios fiscais e obrigações acessórias. Os critérios técnicos para integração e unificação dos portais caberão aos estados.

As novas regras entram em vigor 90 dias após a publicação da lei. Mas como o STF decidiu que as normas do convênio da Confaz não valem a partir de janeiro de 2022, haverá um período sem regulamentação vigente.

Veja também: CRF/RJ estabelece novas regras para Responsabilidade Técnica no Estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia