Profarma apresenta aumento nos resultados do segundo trimestre de 2019

Profarma tem crescimento nos lucros do segundo trimestre de 2019
Foto: shutterstock
Publicidade

A distribuidora Profarma acaba de divulgar os resultados do segundo trimestre de 2019. Nesse período, a receita bruta atingiu a marca de R$ 1,3 bilhão, representando um crescimento de 13% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Crescimento em todas as áreas

O Ebtida (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) registrou um aumento de 11% em relação ao segundo trimestre de 2018, chegando a R$ 31,8 milhões. Já no período acumulado entre junho de 2018 e julho de 2019, somou R$ 103,7 milhões, tendo uma alta de 67%.

Redução de pontos importantes

Já as despesas financeiras líquidas foram reduzidas em R$ 1,3 milhão em comparação com o mesmo período de 2018. Com isso, o lucro líquido foi de R$ 2,3 milhões, 53,3% maior que o lucro de R$ 1,5 milhão de 2018.

A dívida líquida consolidada ficou em R$ 448,5 milhões, em função do reajuste anual nos preços dos medicamentos autorizado pelo governo em março. O indicador ficou equivalente a 4,3 vezes, representando uma redução de 28,5% em comparação com o índice do ano passado.

O vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Profarma, Max Fischer, fala sobre a evolução dos resultados operacionais. “Essa é a primeira vez, depois de anos, que o fluxo de caixa de um segundo trimestre do exercício apresenta geração positiva de caixa a partir das atividades operacionais: R$ 21,8 milhões no trimestre. Comparado ao mesmo período do ano passado, o aumento do caixa gerado nas operações foi de R$ 51,3 milhões, uma vez que, no 2T18, as atividades operacionais levaram à aplicação de caixa de R$ 29,5 milhões”, explica.

Outros dados da Profarma

O ciclo de caixa apresentou redução de 1,5 dia no período, atingindo 28,9 dias, totalizando uma diminuição de 3,2 dias nos estoques. O menor ciclo de caixa representou redução de capital de giro de R$ 20 milhões.

Além disso, o faturamento médio por loja foi de R$ 504 mil, com evolução de 5,4% em relação ao registrado no segundo trimestre de 2018. O tíquete médio foi de R$ 46,10, equivalente a um crescimento de 9%.

O ganho de eficiência operacional se reflete no Ebitda de R$ 7,6 milhões do trimestre, 29,5% superior ao do último ano, ainda que tenha tido uma redução líquida de 16 lojas no decorrer dos últimos 12 meses, totalizando 198 lojas.

A contribuição atingiu 7,9%, 0,5 p.p. acima e quase 2,0 p.p. superior à do primeiro trimestre do ano.

As informações completas, você encontra aqui.

Veja também: Brasil é o 4º no ranking dos sorrisos, mas não sabe como abordar o consumidor

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo