EnglishPortugueseSpanish

Conheça as medidas que evitam contratempos com órgãos sanitários

Foto: shutterstock
Foto: shutterstock

O Código Sanitário de um município contempla, para cada cidade, as características físicas dos estabelecimentos submetidos à Vigilância Sanitária.

O órgão sanitário municipal é o órgão público integrante da administração municipal, hierarquizado, dotado de estrutura administrativa suficiente e capaz de absorver todas as demandas de vigilância sanitária.

Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde, bem como do meio ambiente e dos ambientes de trabalho.

As autoridades sanitárias são competentes para cumprir e fazer cumprir leis e regulamentos, procedendo à inspeção e à fiscalização de locais, atividades, serviços, produtos e bens de interesse à saúde, aplicando as medidas administrativas necessárias à rastreabilidade e ao devido controle, expedindo todos os documentos fiscais necessários, notadamente o auto de infração, o edital de interdição total ou parcial, o termo de visita, o termo de intimação e o termo de apreensão voltado à inutilização de produtos.

Os medicamentos, insumos farmacêuticos, correlatos, produtos e equipamentos de interesse da saúde, cosméticos, saneantes, artigos de higiene e beleza estão compreendidos em produtos e bens de consumo. Por esse motivo, farmácias e drogarias são atividades reguladas pela vigilância sanitária e somente poderão funcionar após a expedição do documento de licenciamento sanitário.

Para requerer o licenciamento sanitário das atividades exercidas, as farmácias e drogarias devem fazê-lo presencialmente no órgão sanitário, portando documentos e formulários estabelecidos pela autoridade sanitária municipal. Em alguns municípios, essa solicitação poderá ser feita de maneira online, pela internet.

Ao protocolar automaticamente o pedido de licenciamento, o órgão sanitário irá se programar para fiscalizar o estabelecimento. Por isso, faz-se necessário que a farmácia cumpra toda a legislação vigente para evitar contratempos durante a fiscalização.

Seguem abaixo medidas importantes que podem evitar multas, interdições e contratempos que possam dificultar o licenciamento:

– Pagar a taxa de licenciamento ou inspeção sanitária;

– Apresentar responsável técnico durante todo o horário de funcionamento e documentação (completa, dentro da validade e de fácil acesso ao fiscal). Estrutura, organização e limpeza devem estar de acordo com as boas práticas farmacêuticas;

– Apresentar projeto arquitetônico. Alguns municípios estão isentos dessa apresentação;

– Se, durante a fiscalização, for identificada inobservância ou desobediência do disposto nas normas legais e regulamentares, o estabelecimento poderá ser multado e/ou interditado. O proprietário e o responsável técnico devem ficar atentos aos prazos para cumprimento das exigências apontadas no termo de intimação.

– Se, após a vistoria do local, o fiscal não identificar infrações sanitárias, a Vigilância Sanitária irá emitir a licença sanitária, que poderá ter validade anual a partir da data de emissão ou prazos determinados para a renovação de acordo com as normas do código sanitário municipal.

– De posse da licença sanitária, a farmácia estará apta a exercer as atividades que estão licenciadas, manter seu cadastro atualizado juntamente às distribuidoras e pronta para receber a fiscalização dos órgãos reguladores.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu