EnglishPortugueseSpanish

Substância citada pelo ministro Pontes é incluída na lista de controlados

Anvisa optou por colocar a substância nitazoxanida na lista de controlados para evitar que a população a consuma indiscriminadamente.
A nitazoxanida, citada por ministro, vai para lista de controlados
Foto: freepik

A Anvisa publicou ontem (15/4) a Resolução RDC 372, que atualiza a lista de substâncias sob controle especial da Portaria SVS/MS nº 344/1998. A partir de agora, a substância nitazoxanida integra a Lista C1, ou seja, a dispensação deve ser feita com retenção da prescrição médica, tanto as de papel quanto as prescrições digitais.

No dia 20 de março, a Anvisa incluiu também na Lista C1 as substâncias cloroquina e a hidroxicloroquina, conforme especificado pela Resolução RDC 351. A medida foi adotada para evitar o consumo indiscriminado desses medicamentos depois que a imprensa divulgou o uso deles no tratamento de pessoas com Covid-19.

Entenda o caso

Quase certo que a Anvisa tenha tomado essa decisão depois que o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Marcos Pontes, anunciou em coletiva, realizada nesta quarta-feira (15/4), que testes in vitro realizados em laboratório demonstraram que um fármaco apresentou 94% de eficácia em ensaios com células infectadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

O ministro não divulgou o nome do medicamento para não incentivar uma corrida às farmácias, como aconteceu com a cloroquina, mas não foi difícil descobrir que substância foi testada. Trata-se da nitazoxanida, conhecida no mercado como Anitta, um medicamento indicado para o tratamento de infecções causadas por vírus e vermes. A ação sobre o vírus se dá por meio da inibição da síntese da estrutura viral, bloqueando a habilidade do vírus em se replicar.

No entanto, até o momento, não há nenhum estudo sobre o uso da nitazoxanida no tratamento da Covid-19, e, mesmo que o medicamento tenha demonstrado eficácia em testes in vitro, isso não significa que ele seja eficaz em humanos infectados. A Anvisa antecipou-se e dificultou a compra do medicamento.

Veja também: Dispensação de controlados: receita digital ou digitalizada?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu