Governo publica Medida Provisória que autoriza cobranças por conselhos profissionais

Medida Provisória autoriza Conselhos a realizar cobranças de anuidades
Foto: freepik
Publicidade

Foi publicada pelo Governo Federal, nesta terça-feira (30), a Medida Provisória nº 1.040/21, que, entre diversos assuntos, passou a autorizar formalmente os conselhos profissionais, incluindo o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ), a realizar notificações extrajudiciais, inclusão em cadastros de inadimplentes e protestos de certidões de dívida ativa em relação às anuidades.

Gustavo Semblano, consultor jurídico da Ascoferj e especialista em Legislação Sanitária e Farmacêutica, dá detalhes: “Já era uma prática, mas ainda não se encontrava normatizada por lei ou medida provisória. Esta Medida Provisória faz uma modificação na Lei Federal que trata das anuidades de todos os entes corporativos, já que antes havia previsão legal apenas da União realizar tais restrições”.

Veja também: Prazo para pagamento de impostos do Simples Nacional é prorrogado

Foto de Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Drogasil é acionada pelo MPT após denúncias sobre uso de cadeiras

Denúncias apontam que funcionários permaneciam em pé durante toda a jornada; Dr. Márcio Coelho explica as regras da NR-17 e os direitos dos trabalhadores.

CEIC aprova projeto que obriga estabelecimentos comerciais a disponibilizar CDC em braile ou formato audível

PL 3757/2021 ainda será analisado pela Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle.

Instrução Normativa da Polícia Federal estabelece novas regras para farmácias de manipulação

IN nº 338/2026 institui prazo para comunicar roubos e furtos de insumos químicos controlados no SIPROQUIM, com uso obrigatório de certificado digital.

Farmácia Popular tem novas regras e abre caminho para discutir serviços farmacêuticos

Nova portaria muda regras de funcionamento e fiscalização do programa e prevê grupo de trabalho para estudar a oferta de serviços.

Anvisa libera venda de medicamentos na Shopee

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou a medida que impedia a comercialização de medicamentos por meio da Shopee, abrindo caminho para que farmácias e drogarias licenciadas utilizem marketplaces

Liminar da Ascoferj garante que farmácias associadas solicitem CPF para cumprir legislação federal

Estabelecimentos poderão solicitar dados dos clientes em casos obrigatórios para seguir regulamentações.
Não existem mais matérias para exibir.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.